Homenageada com o título de Patrimônio Imaterial da Cidade de Niterói, a Orquestra da Grota se apresenta no sábado, primeiro de junho, no Teatro Municipal João Caetano, em comemoração ao título recebido. Provando mais uma vez seu talento, a Orquestra preparou um programa variado, que combina clássicos populares e hits internacionais.
Fundada em 1995, por seis jovens, a partir do trabalho voluntário de professores de música, a Orquestra da Grota é hoje um instrumento fundamental para divulgar a música entre os jovens da Grota do Surucucu, comunidade no bairro de São Francisco. Vinte e três anos depois, a Orquestra conta com três álbuns de estúdio gravados, e apresentações em diversos países da América Latina, a convite do Itamaraty.
Com 32 integrantes, 16 homens e 16 mulheres, a Orquestra mistura músicas como Anunciação, Asa Branca e Romaria, já conhecidas por todos os brasileiros, com outras faixas ao estilo Havana e Shake It Off, das cantoras internacionais Camila Cabello e Taylor Swift, respectivamente. A ousadia vai além, inserindo At Last, uma faixa de soul famosa na voz de Etta James, e Papageno Suite, música de Mozart que compõe sua ópera mais famosa, A Flauta Mágica.
Regida pelo maestro Katunga Vidal, com coordenação de Lenora Mendes e Marcio Selles, a Orquestra é composta por 21 violinos, duas violas, cinco violoncelos, um contrabaixo e três percussionistas. Além dos 32 integrantes que se apresentam, a Orquestra da Grota dá aula a 250 jovens inscritos no projeto.
SERVIÇO
Concerto da Orquestra de Cordas da Grota
Data: 1º de junho de 2018, sexta-feira
Horário: 17h
Duração: 90min
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Teatro Municipal João Caetano
Rua Quinze de Novembro, 35, Centro, Niterói.
Tags: