Clique para ampliar.


O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) recebe a inédita instalação "Hagoromo - o manto celestial", feita pelos artistas visuais América Cupello e Alberto Mattos. Entre os dias 14 e 31 de maio, sempre de segunda a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h, o público é convidado a uma reflexão sobre o encontro entre o humano e o divino, por meio do contato com o manto onírico representado pelos artistas, cuja presença atmosférica pode ser percorrida de maneira fluida pelo espectador.

A visitação da obra tem entrada gratuita e o Encontro com os Artistas para um bate papo sobre o trabalho exposto será realizado no dia 28 de maio, quinta-feira, às 19h.

A instalação é uma reflexão do encontro entre o humano e o divino, por meio da lenda japonesa "Hagoromo", atribuída a Motokiyo Zeami. Usando um manto como artefato vinculado ao sonho, a intenção é fazer o objeto dialogar com o ambiente, ao usar prosaicos de plásticos e linhas de nylon, para ressaltar transparência, luz, sombra e fluidez na obra. Juntos, a dupla desenvolveu projetos especiais no campo das artes, como a videoinstalação "Imagens Líquidas", uma série de projeções nas águas do chafariz do Campo de São Bento, nos anos de 2008 e 2010.

Sobre os artistas

América Cupello é fotógrafa e doutora em Artes Visuais. Já expôs seus trabalhos nos principais centros culturais do país, como Funarte, Sesc (Rio de Janeiro e São Paulo), Centro Cultural São Paulo, Museu de Artes Contemporânea (MAC) e outros. No exterior, destacam-se as seguintes mostras: Linha Imaginária – Fish-Eye, no TactileBosch Studios, Pais de Galles, 2003; VII Mês Internacional da Fotografia, no Equador, 2003; Galeria ArteXArte, em 2003, na Argentina.

Ilustrador, designer gráfico e de produto, Alberto Mattos é graduado em Comunicação Visual pela Faculdade da Cidade. O artista presta serviços de designer para diversos seguimentos, como agências de publicidade, clínicas, shoppings e restaurantes. Seu trabalho tem ênfase na pesquisa de materiais, com projetos que complementam a arte contemporânea em diálogo com o design.


Serviço

Instalação "Hagoromo – O manto celestial"
Data: 14 a 31 de maio de 2015
Horário: Segunda a sexta, das 10h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h
Encontro com os artistas: Quinta-feira, 28 de maio, às 19h
Entrada gratuita

Local: Centro Cultural Pascoal Carlos Magno (CCPCM)
Endereço: Rua Lopes Trovão s/nº, Campo de São Bento - Icaraí
Informações: (21) 2610-5748


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Exposição Ponte Rio-Niterói: 50 Anos Conectando Histórias De 23 de junho a 30 de junho de 2024
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...