A exposição Divinhad'álho, poderá ser vista no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, de 07 a 29 de abril de 2010. O artista inspirado a partir da composição de um fogão a lenha de um self service mineiro apresenta cinco pinturas produzidas , em 2008, e cinco esculturas em argila e cimento produzidas, em 2009 e 2010, que surgiram através de experimentos em argila, de panelas com imensos lábios construindo a Boca da Panela , em seguida as esculturas unindo colher-língua, faca-língua, garfo-língua.

"Em um almoço com a família, enquanto organizava meu prato me senti devorado entre fumaça, fogo, cheiro, gamelas, caçarolas e pratos de barro. Ali, sobre o grande fogão as BOCAS DAS PANELAS pareciam canibais. Eram bocas abertas nos devorando e, suas comidas quentes e cheirosas, sendo transportadas para os pratos, iam para as mesas e eram devoradas por olhos, garfos, lábios, colheres, facas e línguas.

O que me chamou a atenção era a possibilidade de materializar os elementos da ação de comer que no movimento, une mãos, dedos, lábios, talheres, panelas, bocas em um único corpo. Surgiu daí a série composta por 250 experimentos divididos entre esboços, desenhos, anotações, pinturas, esculturas, gravuras e objetos que venho produzindo desde o ano de 2002, criando formas e imagens à partir do Universo do Banquete .

Organizei as esculturas em uma mesa de forma a parecer um banquete primitivo ou uma composição com panelas e línguas, iniciando uma série de pinturas explorando cor, volume e forma", afirma Robson Martins.

Robson Martins

Pós-graduado em Arteterapia pela Universidade Cândido Mendes, expôs no Centro Cultural dos Correios/RJ, Museu do Ingá/Niterói, Galeria de Arte UFF/Niterói, M.A.C./Niterói, C.C.P.C.M/Niterói, Casa das Artes/SG, Galeria do ICBEU/SG, Galeria Heitor dos Prazeres/SG, Museu Bispo do Rosário/RJ, Galeria 90/RJ, Espaço Petrobrás/RJ, Sala José Cândido de Carvalho/Niterói, Undergraud Gallery/Luxemburgo e Espaço Imaginário/RJ.(2010).

Serviço:

Exposição Divinhad'álho de Robson Martins no CCPCM
Abertura: 07 de abril de 2010, às 19h
Visitação: 07 a 29 de abril
Encontro com o artista: 27 de abril, às 19h.
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Rua Lopes Trovão, s/n°, Icaraí
Tel.: 2610 5748

Tags:






Publicado em 01/05/2010

Mostra "Inventário das Desutilidades" entra em cartaz no CCPCM De 06 de abril a 05 de maio
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...