Treze! Esse é o número de mulheres que integram o Zabatê, grupo formado por seis percussionistas, cinco cantoras, uma contra-baixista e uma guitarrista, que se apresenta na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no dia 09 de março (domingo), às 11 horas. O show intitulado Beijo de Flor, que conta somente com a presença feminina no palco, é um espetáculo harmonioso, fruto da união entre diversos instrumentos que resulta num agradável swing. A apresentação, que tem entrada franca, é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, festejado em 08 de março. O show é promovido pela Secretaria de Cultura de Niterói/Fundação de Arte de Niterói.

As meninas do Zabatê apresentam um pouco da visão e da inquietação que envolve o universo feminino. No repertório, composições de importantes nomes da música popular brasileira, além de algumas canções de autoria própria. O espetáculo apresenta uma releitura de canções de diferentes épocas, que contam a história da evolução da mulher na sociedade até os dias de hoje.

Com arranjos pessoais e instigantes, músicas como Cotidiano, de Chico Buarque, e Juventude Transviada, de Luiz Melodia, fazem com que o Zabatê mostre o lado opressivo e cruel da rotina da maioria das mulheres. A necessidade da transformação para o futuro é representada pela releitura de Palco, de Gilberto Gil. A apresentação que percorre e explora a essência da alma feminina, aborda também o amor com canções como Xodó, de Dominguinhos e Anastácia, e Beijo de Flor, de Chiara Santoro.



Durante o espetáculo, num momento mais espiritualizado, o grupo canta Shossholosa e Orubaba em dialeto africano, conduzindo o espetáculo para uma simbólica homenagem à África. Porém, o ritmo brasileiro continua sempre presente e em evidência por meio do samba, xote, baião, funk, samba-reggae e maracatu. O resultado é uma forte interação com a platéia, que provoca o espectador a vivenciar uma quantidade ilimitada de emoções.

O Zabatê foi criado e é dirigido pelo percussionista Carlos Poubel, que ao observar o grande fascínio que a percussão exerce no público feminino, uniu a originalidade da percussão ao canto. Formado por mulheres de idades e profissões completamente diferentes, o grupo apresenta um estilo próprio, ao tocar instrumentos como alfaias de maracatu, djembes africanos, timbaus baianos, surdos cariocas, congas cubanas, zabumbas nordestinas, pandeiros, agogôs e ganzás, proporcionando ao público um espetáculo único.

MÚSICA NO CAMPO - GRUPO ZABATÊ

Data: 09 de março de 2008
Horário: 11 horas
Local: Varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí (Campo de São Bento)
GRATUITO

Tags:






Publicado em 09/03/2008

Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...
Oficinas de dança no Paschoal De quarta a sábado