O Ciclo Violonístico de Niterói, tendo como protagonista o Violão, explora as suas múltiplas possibilidades e transforma o Teatro Municipal de Niterói, no principal palco de violão clássico do Brasil. Na quinta-feira, 09 de junho de 2016, às 20h, sobe ao palco o instrumentista, compositor e arranjador Marco Pereira.

Além da estrela desta noite, renomados instrumentistas se apresentam nessa edição, que homenageia o lendário Carlos Barbosa Lima. Maurício Carrilho e Marcílio Lopes, Fábio Zanon, o Trio Madeira Brasil e o próprio Carlos Barbosa Lima, se apresentação de 08 a 12 de junho.

Clique para ampliar
Natural de São Paulo, onde fez seus estudos de violão sob a orientação do mestre uruguaio Isaias Sávio no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, Marco Pereira viveu na França por cinco anos e recebeu o título de Mestre em Violão Clássico pela Université Musicale Internationale de Paris. Além disso, defendeu tese sobre a música de Heitor Villa-Lobos no Departamento de Musicologia da Universidade de Paris-Sorbonne, o que resultou no seu livro Heitor Villa-Lobos, sua obra para violão. Na Espanha, obteve dois prêmios em importantes concursos internacionais: Concurso Andrés Segóvia (Palma de Mallorca) e Concurso Francisco Tárrega (Valência).

De volta ao Brasil, criou na UnB (Universidade de Brasília), os cursos de Violão Superior e Harmonia Funcional. Gravou dois discos pelo selo Som da Gente, de São Paulo (Violão Popular Brasileiro Contemporâneo - 1985 e Círculo das Cordas - 1987), trabalhos que o levaram ao Town Hall, de Nova York, em 1988. A partir de 1990, já morando no Rio de Janeiro, participou, em quatro oportunidades diferentes, do Free Jazz Festival: numa memorável apresentação do Trio D'Alma, em 1989; com seu trabalho solo, em 1991; ao lado de Wagner Tiso, em 1992 e ao lado de Edu Lobo, em 1996.

Em sua carreira, o artista já gravou diversos discos e fez parcerias com importantes artistas do cenário musical brasileiro, tais como: Luciana Souza, Zélia Duncan, Edu Lobo, Cássia Eller, Gilberto Gil, Gal Costa, Wagner Tiso, Daniela Mercury, Zizi Possi, Rildo Hora, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Nelson Gonçalves e Roberto Carlos, entre outros. Em 2014 lançou em parceria com o acordeonista Toninho Ferrragutti o CD “Comum de Dois”, resultado do prêmio recebido da ProAC de São Paulo. Agora, em 2016, prepara o lançamento de um CD em homenagem ao centenário do nascimento de Dilermando Reis cujo título é "Dois Destinos".


Clique para ampliar.



Serviço

Marco Pereira no Ciclo Violonístico de Niterói
Data: Quinta-feira, 09 de junho de 2016
Horário: 20h
Ingresso: R$ 30 - Compre no ingressorapido.com
Duração: 90 minutos
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624



Carlos Barbosa-Lima Maurício Carrilho e Marcílio Lopes
Fabio Zanon Trio Madeira Brasil


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Paulo Portela lança livro sobre o racismo na Sala Carlos Couto Terça-feira, 26 de novembro
Sala Carlos Couto expõe estudos de Burle Max para Pano de Boca do Municipal De 11 de novembro a 20 de dezembro
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...