Celebrando os 27 anos de funcionamento, o cartão-postal da cidade irá comemorar a data com artes plásticas, apresentações e aula de dança, além do popular Baile Charme.
Celebrando os 27 anos de funcionamento, o cartão-postal da cidade irá comemorar a data com artes plásticas, apresentações e aula de dança, além do popular Baile Charme.
A obra de Leandra Espírito Santo investe nas ambiguidades que resultam do deslocamento da palavra "Disponível" por diferentes contextos paisagísticos e arquitetônicos.
A obra de Leandra Espírito Santo investe nas ambiguidades que resultam do deslocamento da palavra "Disponível" por diferentes contextos paisagísticos e arquitetônicos.
Em cinco anos de existência, o MAC Niterói se impôs diante da bela paisagem à sua volta e tornou-se um símbolo da ousadia humana de intervir na natureza de forma harmônica.
Em cinco anos de existência, o MAC Niterói se impôs diante da bela paisagem à sua volta e tornou-se um símbolo da ousadia humana de intervir na natureza de forma harmônica.
Reunindo 26 obras de variados artistas que integram a Coleção Sattamini, a curadoria propõe uma reflexão sobre a relação entre o suporte e sua forma na construção do espaço plástico.
Reunindo 26 obras de variados artistas que integram a Coleção Sattamini, a curadoria propõe uma reflexão sobre a relação entre o suporte e sua forma na construção do espaço plástico.
Reconhecendo a complexidade da recepção pública da arte contemporânea, o MAC tomou como linha de atuação o desenvolvimento de estratégias de aproximação afetiva do público em suas exposições.
Reconhecendo a complexidade da recepção pública da arte contemporânea, o MAC tomou como linha de atuação o desenvolvimento de estratégias de aproximação afetiva do público em suas exposições.
Além dos "recortes" das coleções, que buscam destacar determinados aspectos formais, conceituais ou históricos, exposições monográficas vêm sendo especialmente concebidas de forma a homenagear as vanguardas históricas brasileiras.
Além dos "recortes" das coleções, que buscam destacar determinados aspectos formais, conceituais ou históricos, exposições monográficas vêm sendo especialmente concebidas de forma a homenagear as vanguardas históricas brasileiras.
Três exposições que serão inauguradas no próximo sábado, dia 3, marcam a celebração dos 20 anos do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), comemorados neste mês de setembro. Uma delas é a videoinstalação "Ten Thousand Waves", do multiartista inglês Isaac Julien, que conversará com os visitantes do museu no dia da abertura da exposição, a partir das 15h.
Três exposições que serão inauguradas no próximo sábado, dia 3, marcam a celebração dos 20 anos do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), comemorados neste mês de setembro. Uma delas é a videoinstalação "Ten Thousand Waves", do multiartista inglês Isaac Julien, que conversará com os visitantes do museu no dia da abertura da exposição, a partir das 15h.
O Museu de Arte Contemporânea recebe, a partir de 16 de junho de 2016, a exposição "Ephemera: Diálogos Entre-Vistas". Essa mostra reúne diferentes gerações da história da arte contemporânea brasileira a partir dos anos 50 e conta com obras da Coleção João Sattamini/MAC Niterói.
O Museu de Arte Contemporânea recebe, a partir de 16 de junho de 2016, a exposição "Ephemera: Diálogos Entre-Vistas". Essa mostra reúne diferentes gerações da história da arte contemporânea brasileira a partir dos anos 50 e conta com obras da Coleção João Sattamini/MAC Niterói.
Com a curadoria de Reynaldo Roels, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói recebe, de 2 de setembro de 1996 a 14 de setembro de 1997, a exposição "Arte Contemporânea Brasileira
na Coleção João Sattamini". Esta mostra, complementada com obras da Coleção MAC (constituída por doações de artistas), pretende oferecer ao visitante um panorama do importante
momento de nossa história, sobretudo quando testemunhamos o interesse cada vez maior pela arte brasileira em todo o mundo.
Com a curadoria de Reynaldo Roels, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói recebe, de 2 de setembro de 1996 a 14 de setembro de 1997, a exposição "Arte Contemporânea Brasileira
na Coleção João Sattamini". Esta mostra, complementada com obras da Coleção MAC (constituída por doações de artistas), pretende oferecer ao visitante um panorama do importante
momento de nossa história, sobretudo quando testemunhamos o interesse cada vez maior pela arte brasileira em todo o mundo.
A exposição Espelho da Bienal, também de longa duração – de 10 outubro de 1998 a 18 junho de 1999 – e com curadoria de Rubem Breitman, mostrou a obra de 73 artistas da Coleção
Sattamini que participaram da Bienal Internacional de São Paulo, em diferentes edições.
A exposição Espelho da Bienal, também de longa duração – de 10 outubro de 1998 a 18 junho de 1999 – e com curadoria de Rubem Breitman, mostrou a obra de 73 artistas da Coleção
Sattamini que participaram da Bienal Internacional de São Paulo, em diferentes edições.
O Museu de Arte Contemporânea recebe de 1 de setembro a 2 de dezembro de 2001, a exposição "Tempo", do artista Rubens Gerchman. Nesse projeto, que ocupa o Salão Principal e a
Varanda do MAC, o artista mostra a sua obra política produzida entre 1965 e 1979. A exposição destaca trabalhos relevantes para a formação do movimento da Nova Figuração (ou
Neofigurativismo), em meados dos anos 60, como Lindonéia e Caixas de Morar.
O Museu de Arte Contemporânea recebe de 1 de setembro a 2 de dezembro de 2001, a exposição "Tempo", do artista Rubens Gerchman. Nesse projeto, que ocupa o Salão Principal e a
Varanda do MAC, o artista mostra a sua obra política produzida entre 1965 e 1979. A exposição destaca trabalhos relevantes para a formação do movimento da Nova Figuração (ou
Neofigurativismo), em meados dos anos 60, como Lindonéia e Caixas de Morar.
O Museu de Arte Contemporânea recebe de 11 de maio a 7 de julho de 2002, a exposição "Diálogo, Antagonismo e Replicação na Coleção Sattamini". Nessa mostra, a primeira organizada
por Bueno, o público poderá apreciar cerca de 100 obras de quase 50 artistas, como Iberê Camargo, Wanda Pimentel, Lygia Clark, Marco Tulio Resende, Hélio Oiticica e Daniel Senise,
retratando o cenário brasileiro a partir da segunda metade do século XX.
O Museu de Arte Contemporânea recebe de 11 de maio a 7 de julho de 2002, a exposição "Diálogo, Antagonismo e Replicação na Coleção Sattamini". Nessa mostra, a primeira organizada
por Bueno, o público poderá apreciar cerca de 100 obras de quase 50 artistas, como Iberê Camargo, Wanda Pimentel, Lygia Clark, Marco Tulio Resende, Hélio Oiticica e Daniel Senise,
retratando o cenário brasileiro a partir da segunda metade do século XX.
O Museu de Arte CoMAC recebe, a partir do dia 16 de maio de 2009, a exposição "Arte Contemporânea Brasileira – Coleções João Sattamini e MAC-Niterói”. Iniciada em meados da década de 1960, a Coleção João Sattamini é um dos mais representativos conjuntos de obras produzidas no Brasil nos últimos 50 anos.
O Museu de Arte CoMAC recebe, a partir do dia 16 de maio de 2009, a exposição "Arte Contemporânea Brasileira – Coleções João Sattamini e MAC-Niterói”. Iniciada em meados da década de 1960, a Coleção João Sattamini é um dos mais representativos conjuntos de obras produzidas no Brasil nos últimos 50 anos.
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói dá continuidade aos seus projetos culturais de 2013 e lança, em 24 de setembro (terça-feira), às 18h, no Salão Principal, a nova edição de Artistas Brasileiros – Monografias de Bolso.“Desde 2000, o MAC publica pequenos catálogos dedicados às suas exposições.
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói dá continuidade aos seus projetos culturais de 2013 e lança, em 24 de setembro (terça-feira), às 18h, no Salão Principal, a nova edição de Artistas Brasileiros – Monografias de Bolso.“Desde 2000, o MAC publica pequenos catálogos dedicados às suas exposições.
Em 1994, quando eu trabalhava no Museu Antonio Parreiras com Dora Silveira, Ítalo Campofiorito comentou que a Coleção João Sattamini estava vindo para Niterói. Logo depois, fui uma das museólogas indicadas para receber a coleção no Museu do Ingá.
Em 1994, quando eu trabalhava no Museu Antonio Parreiras com Dora Silveira, Ítalo Campofiorito comentou que a Coleção João Sattamini estava vindo para Niterói. Logo depois, fui uma das museólogas indicadas para receber a coleção no Museu do Ingá.
Uma coleção particular tem sempre as suas idiossincrasias. O gosto específico e singular de seu proprietário é o que, ao fim e ao cabo, vai lhe dar um perfil. E é ótimo que assim seja. Nada mais chato do que a pretensão a uma visão neutra e imparcial da arte.
Uma coleção particular tem sempre as suas idiossincrasias. O gosto específico e singular de seu proprietário é o que, ao fim e ao cabo, vai lhe dar um perfil. E é ótimo que assim seja. Nada mais chato do que a pretensão a uma visão neutra e imparcial da arte.
A prática do colecionismo que remonta à antiguidade clássica já foi definida pelo bibliófilo José Mindlin como uma “consciência da raridade” ou como “uma compulsão patológica”, “um verdadeiro vício”. Segundo Mindlin, colecionar é preservar o passado sem ficar mergulhado nele.
A prática do colecionismo que remonta à antiguidade clássica já foi definida pelo bibliófilo José Mindlin como uma “consciência da raridade” ou como “uma compulsão patológica”, “um verdadeiro vício”. Segundo Mindlin, colecionar é preservar o passado sem ficar mergulhado nele.
Entre os dias 12 e 18 de maio, será realizada a "12ª Semana Nacional de Museus", período em que museus de todo o país e o IBRAM, promovem eventos em torno do tema sugerido pelo ICOM: "Museus: as coleções criam conexões".
Entre os dias 12 e 18 de maio, será realizada a "12ª Semana Nacional de Museus", período em que museus de todo o país e o IBRAM, promovem eventos em torno do tema sugerido pelo ICOM: "Museus: as coleções criam conexões".
MAC de Niterói abre Biografia Incompleta – uma exposição com obras de cinco importantes artistas selecionados por João Sattamini, dono da coleção. São cerca de 20 obras – um recorte especial da Coleção João Sattamini. A curadoria é de Guilherme Vergara.
MAC de Niterói abre Biografia Incompleta – uma exposição com obras de cinco importantes artistas selecionados por João Sattamini, dono da coleção. São cerca de 20 obras – um recorte especial da Coleção João Sattamini. A curadoria é de Guilherme Vergara.
Niteroiense nascido em 1962, Carmo Soá iniciou seus estudos de pintura aos 12 anos de idade, na antiga Escola Fluminense de Belas Artes, freqüentando aulas de desenho por dois anos.
Niteroiense nascido em 1962, Carmo Soá iniciou seus estudos de pintura aos 12 anos de idade, na antiga Escola Fluminense de Belas Artes, freqüentando aulas de desenho por dois anos.