O Projeto Terça Nobre, do Teatro municipal de Niterói, apresenta na terça-feira, 13 de maio de 2014, às 19h, o espetáculo "Brincando de Ópera", com o trio formado pelas solistas Neti Szpilman e Tânia Apelbaum e pela pianista Dilia Tosta.
De um jeito bem humorado, o trio envolve a plateia levando-a a uma viagem imaginária por vários países, revivendo óperas de compositores importantes como Puccini, Mozart e Bizet. Utilizando elementos cênicos e com a ajuda do público, ora surgem o Marcelo da ópera "La Bohème" de Puccini, ou o cabo Don José da ópera "Carmem" de Bizet, recriando a atmosfera operística e dando um toque de humor ao espetáculo.
Com o sucesso das apresentações do Salão Nobre no palco do Teatro, surge o "Terça Nobre". Com entrada franca, a sala principal receberá espetáculos intimistas com a reconhecida qualidade de nossa programação.
Soprano muito conhecida no Rio de Janeiro,
Neti Szpilman tem-se destacado pela sua versatilidade. Entre outras, atuou profissionalmente nas seguintes obras: "Cavalleria Rusticana" de P. Mascagni, "Norma" de Bellini, "Electra" de Strauss, "Triptico" de Puccini, "A viúva alegre" de F. Léhar, "As bodas de fígaro" de Mozart, entre outras. Atuou também, seguidamente, em vários concertos, sempre com destacada interpretação, o que lhe tem proporcionado sempre inúmeros convites para novas apresentações. Neti Szpilman está de volta ao palco no qual, em 2013, interpretou o papel principal da óopera "Domitila", de João Guilherme Ripper.
Tânia Apelbaum, bacharel em arte na música pela Academia Rubin de Jerusalém, em Israel, tem se apresentado em salas de concertos nos Estados Unidos, Brasil, Israel e Itália. No Brasil, entre outras, na Sala Guiomar Novaes em 1993 e, um ano depois, na Sala Cecília Meireles com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, em um concerto pelo aniversário da Declaração dos Direitos Humanos. Apresentou-se pela Rádio MEC no programa "Ao vivo entre amigas". Em agosto de 1997, foi convidada para cantar em Telaviv, Israel, uma ópera de Kurt Weil, intitulada "Street Scenes" (Cenas de rua). Atualmente, paralelo à sua carreira, desenvolve atividades de ensino, aplicando e difundindo a técnica de Stephen Cheng, de quem é assistente.
|
Clique para ampliar. |
Dília Tosta é natural da Bahia, licenciada em música e concluiu o cursou técnico em piano com Pierre Klose pela UFBA. Depois, graduou-se em piano com Heitor Alimonda e em canto com Therezinha Schiavo pela UFRJ. Dedicada à música de câmara, é pianista co-repetidora da Escola de Música da UFRJ, atuando nas classes de graduação e mestrado. Atuou com instrumentistas e cantores no Museu da República, no Fórum de Ciência e Cultura, na Câmara de Vereadores do Município do Rio de Janeiro, no Paço Imperial, no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, no Espaço Finep, no Ibam e na Sala Cecília Meireles. Foi pianista preparadora da Companhia de Ópera da Cidade do Rio de Janeiro.
Serviço
Brincando de Ópera
Projeto Terça Nobre
Data: 13 de maio de 2014
Horário: 19 horas
Entrada franca
200 senhas serão distribuídas 30 minutos antes de cada espetáculo
Classificação etária: Livre
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de novembro, nº 35, Centro, Niterói-RJ
Tel.: (21) 2620-1624
Tags: