Clique para ampliar
O projeto Palco Aberto do Teatro Municipal de Niterói, recebe no dia 26 de junho, quinta-feira, às 19h, a cantora e compositora paraibana Catia de França. Interessada por música desde a infância, a música dessa multifacetada artista tem como fonte a literatura, com diversas referências à obra de Guimarães Rosa, José Lins do Rego, Manoel de Barros e João Cabral de Melo Neto.

Desde menina em João Pessoa, Catarina Maria de França Carneiro aprendeu a dominar instrumentos como o piano, a sanfona e o violão. Mais tarde, se interessou pelos acordes da flauta e pela percussão. Foi professora de música por algum tempo, até começar a compor em parceria com o poeta Diógenes Brayner. Participou de festivais de música popular na década de 60, época em que viajou à Europa com um grupo folclórico.

De volta ao Brasil em 1970, foi para o Rio de Janeiro, onde contatou outros músicos nordestinos, como Zé Ramalho, Elba Ramalho, Amelinha e Sivuca. Em 1975 teve uma composição na trilha sonora do filme "Cristais de Sangue". Em 1978 Amelinha gravou sua composição "Coito das araras" no LP "Frevo Mulher".

Clique para ampliar
O primeiro LP solo, "20 Palavras ao Redor do Sol", foi lançado em 1979, com músicas compostas com base em poemas de João Cabral de Melo Neto. Produzido por Zé Ramalho, o disco contou com participações de Sivuca, Dominguinhos, Bezerra da Silva, Lulu Santos, Elba Ramalho, Amelinha e Paulo Machado. Uma das faixas desse LP, "Kukukaya", foi trilha sonora do filme Cristais de Sangue, de Luna Alkalay (1975). Foi parceira de palco de Jackson do Pandeiro durante a primeira versão do Projeto Pixinguinha, em 1980.

Clique para ampliar
Ainda em 1980 gravou o segundo LP, "Estilhaços", que traz a participação especial de Clementina de Jesus na faixa "Meu boi surubim" . Em 1983 Cátia de França trabalhou na trilha sonora do Filme "Paraíba, Mulher Macho", da cineasta Tizuka Yamasaki. O terceiro LP, "Feliz Demais", foi lançado em 1985. Contando com as participações de Chico César, Quinteto de Cordas da Paraíba e Xangai, o quarto LP, "Avatar", foi gravado em 1998.

Cátia de França também escreveu alguns livros, "Zumbi em Cordel", o infantil "Falando de Natureza Naturalmente", "A Peleja de Lampião Contra a Fibra Ótica" e "Manual da Sobrevivência", um resgate de sua trajetória pessoal e profissional.

Em 2006 recebeu em reconhecimento por sua contribuição para a arte e cultura da Paraíba, a medalha Augusto dos Anjos da Assembleia Legislativa do Estado. Em 2007 recebeu o Prêmio de Maestra das Artes, também concedido pelo Governo do Estado da Paraíba. Em 2012 Cátia lançou o CD independente "No Bagaço Da Cana / Um Brasil Adormecido".


Serviço

Palco Aberto com Catia de França
Data: Quinta-feira, 26 de junho de 2014
Horário:19h
Duração mínima: 90 minutos
Ingresso: R$ 40,00 - Comprar
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 30/05/2014

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...