O Teatro no Municipal de Niterói vai abrir as portas para o espetáculo "Meu Caro Vizinho" (My Neighbour, My Saviour), de 25 de julho a 3 de agosto, sextas e sábados, às 20h e domingos, às 19h. O texto do dramaturgo canadense Thomas Morgan Jones, adaptado pela Cia EnvieZada, com direção de Zé Alex, acompanha a vida de três vizinhos que vivem no mesmo andar de um edifício.

Na história, suas rotinas se misturam e seus padrões de comportamento são quebrados por sentimentos que se tornam impossíveis de conter. A trama é feita para ser totalmente marcada com gestos e locomoções, sem fala alguma dos atores. "Meu Caro Vizinho" é uma peça sobre o medo. Nesta peça, quando os personagens são confrontados com o acaso ou a mudança é imposta a eles, eles punem, destroem, abraçam e comemoram.

O três vizinhos são: O "Homem que Vende", que se levanta a cada dia e faz o seu negócio de vendas de facas de porta em porta. "A Mulher/Modelo", uma modelo beirando os 40 anos, que se espera todos os dias pelo telefonema em que ela recebe a notícia de que ela será fotografada naquele dia. "A Menina que Reza", uma menina órfã, que passa seus dias em oração, observando as crianças brincarem fora de sua janela, com medo que alguma coisa aconteça a ela e seu pássaro, seu único companheiro.

As rotinas são quebradas quando o medo, a raiva, e a adoração chegam a um ponto de ebulição, fazendo com que cada um dos três personagens quebrem seus padrões, com resultados catastróficos.

Cia EnviEzada

Clique para ampliar
A Cia EnviEzada foi criada em 2003, no ambiente universitário da UNIRIO - Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro. Desde o início trouxe a proposta de atuar de forma multidisciplinar e de pesquisar linguagens cênicas e dramatúrgicas.

A Cia utiliza a técnica de improviso de Viewpoints desde 2006 na montagem de seus espetáculos. Em janeiro de 2012, dois integrantes da Cia foram até Nova York, nos estados Unidos, para fazer o curso na Siti Company, companhia de Ane Bogart, criadora dos Viewpoints, para aprimorar seus conhecimentos sobre a técnica.

Conheceram, no curso de 5 semanas, Thom Morgan Jones, que se identificou com o trabalho da Cia, propondo a montagem de sua peça no Brasil, país que ele sempre admirou pela diversidade e riqueza culturais, mas nunca teve oportunidade de trabalhar.

O espetáculo que agora chega ao Teatro Municipal de Niterói, marcou início de uma nova fase da cia EnviEzada, que embora tenha um trabalho continuo de pesquisa desde 2003, pela primeira vez se apresentou no Rio de Janeiro.


Ficha técnica:

Texto: Thom Morgan Jones
Direção: Zé Alex
Elenco: Viviane Oliveira, Pedro Cavalcante, Claudia Wer e Rodrigo Pinho
Trilha Sonora Original: Bernardo Pellon
Vídeo: Vitor Damasceno
Luz: Elisa Tandeta
Figurino: Preta Marques
Cenário: Tato Teixeira
Produção de objetos: Leila Madero


Serviço

Meu Caro Vizinho
Data: dos dias 25 de julho ao dia 3 de agosto
Horário: sextas e sábados, às 20h e domingos, às 19h
Duração mínima: 70 minutos
Ingresso: R$ 40,00 (Consultem os valores promocionais pelo site www.ciaenviezada.com)
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 26/07/2014

Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...