No dia 09 de agosto de 2014, sábado, às 20h, Leo Gandelman e Eduardo Farias vão trabalhar na fronteira entre o erudito e o popular no Teatro Municipal de Niterói. No repertório, temas de Ernesto Nazareth, Villa-Lobos, Baden Powell, Paulo Cesar Pinheiro, Pixinguinha e Waldir Azevedo, além do próprio Leo Gandelman.
Um dos mais celebrados instrumentistas do Brasil, Leo Gandelm anassociou seu nome à excelência e ao virtuosismo da música de concerto, em performances como solista de orquestras consagradas e em recitais de câmara. Eleito por quinze anos consecutivos como "melhor instrumentista" pelo concurso "Diretas Na Música" do Jornal do Brasil, Leo Gandelman ultrapassa as fronteiras entre clássico e popular a bordo da qualidade de seu saxofone, conferindo um grau avançado de apelo e emoção pop às peças de concerto e, por outro lado, exercitando o talento na interpretação, na pureza e na precisão do som na musica popular e instrumental.
|
Clique para ampliar |
Eduardo Farias é um jovem pianista, multi-instrumentista, considerado uma revelação da nova safra da música brasileira. É um dos mais requisitados instrumentistas atualmente. Atua também como professor, produtor musical, arranjador e orquestrador, além de tocar baixo, bateria, saxofone, flauta, clarinete, acordeom, violão e guitarra. Recentemente acompanhou o guitarrista Frank Gambale (ChickCorea) e fez arranjos para a "Moscow Symphony Orchestra".
Desde as últimas décadas do século XIX, a partir do surgimento do choro e de autores como Ernesto Nazareth, um território musical começou a ser demarcado entre o popular e o erudito, na fronteira entre esses mundos, reunindo o que havia de mais interessante em cada um deles. Variedade rítmica e virtuosismo, comunicabilidade e refinamento, improviso e rigor formal. Não por acaso, grandes compositores do século XX ocuparam esse rico território.
|
Clique para ampliar. |
"Música de Fronteira" inventaria esse acervo através de dois músicos de gerações diferentes, mas que trazem em comum a disposição de colocar sensibilidade e virtuosismo a serviço da obra desses autores, com uma abordagem musical aberta, capaz de refletir a liberdade com que os pioneiros desse território atuaram rompendo preconceitos. O encontro da experiência de Leo Gandeman, com a jovem vitalidade do piano de Eduardo Farias, evidencia a riqueza do repertório e cria uma unidade atemporal entre os autores abordados.
O próprio conceito de "fronteira" é expandido, buscando-se novas janelas de improvisação e tratando tesouros do passado como algo vivo e de possibilidades ainda não exploradas.
Serviço
Leo Gandelman e Eduardo Farias em "Música de Fronteira"
Data: Sábado, 09 de agosto de 2014
Horário: 20h
Duração mínima: 90 minutos
Entrada: R$ 40,00
Classificação etária: Livre
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624
Tags: