Na quinta-feira, 14 de agosto de 2014, às 19h, tem Palco Aberto no Teatro Municipal de Niterói com o grupo "No Olho da Rua". O quinteto formado por Eduardo Henrique (piano e teclado), Gustavo Schnaider (bateria e percussão), Nito Lima (violão e guitarra), Paulo Rego (saxofones, flauta e clarinete) e Rodrigo Ferreira (contrabaixo e baixo elétrico), faz uma viagem musical pelos anos 60, época em que o samba-jazz era o braço armado da bossa nova.

Sexto disco da banda, "Samba-jazz 40º", lançado em 2013, é uma viagem aos anos 60, em que as boates do Beco das Garrafas ferviam a essa temperatura e o samba-jazz era o braço armado da bossa nova. O disco tem texto e repertório escolhido pelo escritor e jornalista Ruy Castro. "Aqui estão os grandes clássicos do gênero, que faziam da música brasileira a melhor música instrumental do mundo - e aos quais o No Olho da Rua empresta um toque de elegância, impraticável naqueles tempos de guerra."

Foi o próprio Ruy, em seu livro "Rio Bossa Nova", quem melhor definiu o grupo: "O nome do conjunto já diz tudo: a rua como palco e o povo, como plateia - mas, sendo esse palco o Rio, mais precisamente Ipanema, o prazer está garantido, até para os músicos".

No Olho da Rua pode ser visto, desde 1997, marcando a presença nas calçadas do Leblon e da Lagoa e as Praças do Centro, mas seu ponto de encontro tradicional é o posto quase-10 de Ipanema, aos domingos, a partir das 10 da manhã.

Clique para ampliar
Em 1999, gravaram seu primeiro CD: "Hard Bossa", ao vivo em estúdio, com sete composições próprias, uma de Villa-Lobos e duas de Ary Barroso. Depois de inúmeras apresentações populares, gratuitas, nas ruas e praças das cidades do Rio de Janeiro e Niterói, o quarteto foi convidado pela TV Globo para tocar em um dos palcos montados na Praia de Copacabana, no Reveillon 2000.

Em dezembro de 2001, já em parceria com o selo Ethos Brasil, gravaram seu segundo CD, "O Feijão da Brê", com oito composições próprias e alguns clássicos da Bossa Nova. "Sacopenapã", o terceiro trabalho, além de composições próprias, trás três músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. A capa é uma reprodução de a pintura de Eduardo Camões (o pintor do Rio Antigo).

Em novembro de 2006, lançaram seu 4º CD, "Ele é Carioca". Lançado em 2007, conta com 10 músicas, todas dedicadas ao Rio de Janeiro. Em outubro de 2008, no Teatro Rival lotado, fizeram o show de gravação do seu 5º CD e 1º DVD, "Experiência nº12", que conta com a participação especial de diversos músicos e amigos, dentre eles, Carlos Malta e Guinga.

Entre suas grandes influências estão versões de Tom Jobim, Baden Powell e Victor Assis Brasil, com improvisações pesadas, ao lado de temas de enorme delicadeza, como a valsa de Ary Barroso, "Sombra e Luz", e uma incomparável interpretação de "Cidade Maravilhosa", de André Filho.

Além do palco preferido dos músicos, a rua, o grupo também já se apresentou sob tetos convencionais, como o Centro Cultural Justiça Federal; o Carioca da Gema; no antigo Mistura Fina; no Santo Scenarium, locais onde a música instrumental e o jazz tem uma participação especial. Chegou a vez do Teatro Municipal de Niterói receber o grupo que promete sacudir o público.

Clique para ampliar



Serviço

Projeto Palco Aberto
No Olho da Rua em "Samba-Jazz 40º"
Data: Quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Horário: 19h
Duração mínima: 90 minutos
Ingresso: R$20,00 (meia a R$10,00 pra moradores de Niterói, idosos e estudantes) Comprar no Ingresso.com
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 05/08/2014

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...