O Violonista niteroiense, Marco Lima, promete encantar o público do Teatro Municipal de Niterói, no dia 28 de agosto de 2014, quinta, às 19h. Atualmente professor do Badisches Konservatorium em Karlsruhe, já integrou o Quarteto Carioca de Violões, com o qual gravou o CD Danças Brasileiras.

Natural de Niterói, Marco Lima é bacharel em violão pela UNIRIO, onde estudou com Maria Haro, e mestre em práticas interpretativas, também pela UNIRIO, sob a orientação de Nicolas de Souza Barros. Com bolsa do DAAD (Deutscher Akademischer Austauchdienst - Serviço de Intercambio Acadêmico Alemão) concluiu em fevereiro de 2013 o mestrado em violão na Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha).

Neste programa o violonista conta com a participação especial e estreia do Coral Ermano Soares de Sá - cujo nome homenageia o grande regente coral paraibano, responsável pela formação musical de diversas gerações e amantes da música na cidade. Dirigido por Luiz Carlos Peçanha, o coral foi convidado para executar o Romancero Gitano – para coro e violão - do compositor italiano Mario Castelnuovo-Tedesco sobre texto de Federico Garcia Lorca.

Durante o concerto serão ouvidas ainda - pela primeira vez no Brasil - duas obras dedicadas ao violonista: Paráfrase IV de Ricardo Tacuchian e Madureira de Sergio Roberto de Oliveira, estas obras foram estreadas no ano de 2013 em Vaihingen an der Enz (Alemanha) e Pavia (Itália) respectivamente.

Marco Lima lecionou como professor substituto na UFRJ e é atualmente professor do Badisches Konservatorium em Karlsruhe. Participa ainda dos CDs Violões da AV-Rio II e Violões da AV-Rio III. Em seus projetos camerísticos atuais estão o Quarteto de Violões de Karlsruhe, com o qual recebeu o 2o prêmio no concurso de música de câmara de Gevelsberg, e o duo com o pianista australiano Roger Cui. Como solista foi premiado 15 vezes em concursos no Brasil, sendo seis vezes o vencedor. Apresentou a integral de Villa-Lobos para violão solo, no 44° Festival Villa-Lobos e foi solista do "Concierto de Aranjuez" de Joaquin Rodrigo, no Teatro Castro Alves (BA), com a Orquestra Sinfônica da Bahia, sob a regência de Osvaldo Colarusso.

Como solista e camerista, tocou em importantes salas brasileiras como a Sala Cecília Meirelles, o MASP (SP) e o Teatro Pró-Música (MG) e também em festivais em São Paulo, Minas Gerais, Piauí e Rio de Janeiro. Na Europa, destacam-se as apresentações na Alemanha, na Suíça e na Itália. Participou também da “XVII Bienal de Música Contemporânea” e da ”III Bienal de Música Contemporânea de Mato Grosso”, com a soprano Doriana Mendes, nas quais realizou a estreia de obras Dawid Korenchendler, Roberto Victorio e Caio Senna.

É a vez do Teatro Municipal de Niterói abrir as cortinas para o músico no Palco Aberto.


Serviço

Projeto Palco Aberto
Marco Lima
Data: Quinta-feira, 28 de agosto de 2014
Horário: 19h
Duração mínima: 90 minutos
Entrada: R$ 20,00 Comprar no Ingresso.com
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 05/08/2014

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...