Clique para ampliar


A informação consta da pesquisa que será apresentada ao público na próxima quinta-feira, 27 de novembro de 2014, às 10h, no Teatro Municipal de Niterói, e que traz dados inéditos sobre comportamento, interesse e conhecimento cultural dos Niteroienses. O evento é aberto ao público com entrada franca.

Aplicada pelo Instituto Datafolha entre abril e maio deste ano, a pesquisa, que conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), também tem como objetivo gerar informações que possam ser úteis para produtores, pesquisadores e agentes públicos e privados que atuam na área cultural.

Entre as informações levantadas, MPB é o estilo musical preferido por 45% dos entrevistados e Cinema é a atividade de lazer mais frequente para 67%. O trabalho revelou ainda que a maior parte da população prefere frequentar as atividades culturais na cidade, mesmo com a proximidade da capital fluminense. O estudo vai ajudar a conhecer melhor as demandas e peculiaridades de cada região e a aprimorar os investimentos sócio-culturais nas localidades atendidas pelo Grupo.

Inscrições gratuitas pelo site www.jleiva.com.br.

A Pesquisa
Clique para ampliar


A consultoria JLeiva Cultura & Esporte percorreu a cidade e entrevistou cerca de 300 moradores em busca de informações sobre seus hábitos culturais. Cada um dos entrevistados respondeu a mais de 80 perguntas. A pesquisa "Cultura em Niterói: Hábitos Culturais em Niterói" foi levada a campo entre abril e maio de 2014, e traz dados inéditos sobre o comportamento, interesses e conhecimento cultural dos niteroienses. A entrevista foi feita com base nos critérios de representatividade do IBGE.

Serão apresentados resultados gerais da pesquisa, ligados à importância das atividades culturais no tempo livre dos moradores de Niterói e também o grau de interesse por diversas atividades culturais e a sua prática ou não no último ano. Entre os principais temas estão a importância de educação e da renda para o interesse por cultura, a queda do consumo cultural na terceira idade, o impacto das novas tecnologias e o grau de conhecimento de alguns equipamentos culturais da cidade. Também serão mostradas as razões alegadas para não ir ao cinema, museus e teatros. Na parte das preferências, serão apresentados os gêneros musicais, cinematográficos e de teatro preferidos pelos moradores de Niterói.

Clique para ampliar


Os resultados seguem algumas tendências gerais. Fica evidente o forte impacto de educação e renda para o interesse e a prática de todas as atividades culturais, das gratuitas às que cobram ingressos mais caros. Melhoram renda e escolaridade (conjuntamente ou isoladamente), melhoram todos os indicadores culturais. As práticas culturais também perdem força conforme a população envelhece. Esse é um ponto crítico, pois boa parte das políticas culturais são voltadas para os jovens. A oferta de equipamentos também influencia muito o consumo cultural. Em cidades com problemas de mobilidade, esse fator tem um peso razoável.

A pesquisa também mostra que existe espaço para um grande crescimento das atividades culturais, não só em função de estar melhorando a escolaridade e a renda da população, mas também por haver um desejo não atendido. Quando comparamos o interesse com a prática, isso fica evidente.

O estudo também foi realizado em outros 27 municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.


Serviço

Seminário Hábitos Culturais de Niterói
Data: Quinta-Feira, 27 de novembro de 2014
Horário: 10h
Aberta ao público com entrada franca

Local: Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35 – Centro








Publicado em 01/11/2014

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...