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A informação consta da pesquisa que será apresentada ao público na próxima quinta-feira, 27 de novembro de 2014, às 10h, no Teatro Municipal de Niterói, e que traz dados inéditos sobre comportamento, interesse e conhecimento cultural dos Niteroienses. O evento é aberto ao público com entrada franca.
Aplicada pelo Instituto Datafolha entre abril e maio deste ano, a pesquisa, que conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), também tem como objetivo gerar informações que possam ser úteis para produtores, pesquisadores e agentes públicos e privados que atuam na área cultural.
Entre as informações levantadas, MPB é o estilo musical preferido por 45% dos entrevistados e Cinema é a atividade de lazer mais frequente para 67%. O trabalho revelou ainda que a maior parte da população prefere frequentar as atividades culturais na cidade, mesmo com a proximidade da capital fluminense. O estudo vai ajudar a conhecer melhor as demandas e peculiaridades de cada região e a aprimorar os investimentos sócio-culturais nas localidades atendidas pelo Grupo.
Inscrições gratuitas pelo site
www.jleiva.com.br.
A Pesquisa
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A consultoria JLeiva Cultura & Esporte percorreu a cidade e entrevistou cerca de 300 moradores em busca de informações sobre seus hábitos culturais. Cada um dos entrevistados respondeu a mais de 80 perguntas. A pesquisa "Cultura em Niterói: Hábitos Culturais em Niterói" foi levada a campo entre abril e maio de 2014, e traz dados inéditos sobre o comportamento, interesses e conhecimento cultural dos niteroienses. A entrevista foi feita com base nos critérios de representatividade do IBGE.
Serão apresentados resultados gerais da pesquisa, ligados à importância das atividades culturais no tempo livre dos moradores de Niterói e também o grau de interesse por diversas atividades culturais e a sua prática ou não no último ano. Entre os principais temas estão a importância de educação e da renda para o interesse por cultura, a queda do consumo cultural na terceira idade, o impacto das novas tecnologias e o grau de conhecimento de alguns equipamentos culturais da cidade. Também serão mostradas as razões alegadas para não ir ao cinema, museus e teatros. Na parte das preferências, serão apresentados os gêneros musicais, cinematográficos e de teatro preferidos pelos moradores de Niterói.
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Os resultados seguem algumas tendências gerais. Fica evidente o forte impacto de educação e renda para o interesse e a prática de todas as atividades culturais, das gratuitas às que cobram ingressos mais caros. Melhoram renda e escolaridade (conjuntamente ou isoladamente), melhoram todos os indicadores culturais. As práticas culturais também perdem força conforme a população envelhece. Esse é um ponto crítico, pois boa parte das políticas culturais são voltadas para os jovens. A oferta de equipamentos também influencia muito o consumo cultural. Em cidades com problemas de mobilidade, esse fator tem um peso razoável.
A pesquisa também mostra que existe espaço para um grande crescimento das atividades culturais, não só em função de estar melhorando a escolaridade e a renda da população, mas também por haver um desejo não atendido. Quando comparamos o interesse com a prática, isso fica evidente.
O estudo também foi realizado em outros 27 municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Serviço
Seminário Hábitos Culturais de Niterói
Data: Quinta-Feira, 27 de novembro de 2014
Horário: 10h
Aberta ao público com entrada franca
Local: Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35 – Centro