A Sociedade de Actores, Companhia da atriz Ludovina Soares, no próximo sábado 31 de março de 1832, em benefício da sócia Maria Ricardina Soares, se exporá sobre a cena pela primeira vez a ótima tragédia do imortal Voltaire, que tem por título "Zaira".

Nesta excelente produção do maior poeta trágico da França se desenvolveu aqueles sentimentos de heroísmo, que imperam em todos os corações formados para a virtude, os quais jamais deixam de ser verdadeiramente patrióticos. Os combates entre o Amor, e a Religião são levados ao maior grau.

Logo que finde, a beneficiada dançará um Solo. Rematará o espetáculo um pequeno Drama, o que circunstanciadamente se anunciará por Cartazes. Principiará às 8 horas.

Os bilhetes acham-se à venda na Praia Grande, em casa da Beneficiada, e na Corte, no Largo do Paço, n. 12.

A Sociedade compõe se dos seguintes atores e atrizes: Victor Porfírio de Borja, João Evangelista da Costa, João Clímaco da Gama, Manoel Soares, Joaquim José Agostinho, Joaquim Pimentel, Joaquim José de Souza, Ludovina Soares, Maria Candida de Souza, Theresa Soares, Maria Ricardina Soares (para dançar e representar) e a Jovem Ricardina.

Com informações do jornal "Correio Mercantil", de 29 de março de 1832

Zaira é uma tragédia em verso de Voltaire em cinco atos. Escrito em três semanas, teve sua primeira apresentação pública em 13 de agosto de 1732 pela Comédie Française em Paris. Foi um grande sucesso com o público parisiense e marcou o afastamento das tragédias causadas por uma falha fatal no caráter do protagonista para aquelas baseadas no fatos. O trágico destino de sua heroína é causado não por culpa sua, mas pelo ciúme de seu amante muçulmano e pela intolerância de seus companheiros cristãos.

François-Marie Arouet, mais conhecido pelo pseudônimo Voltaire (1694–1778), foi um escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês. Conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio, é uma dentre muitas figuras do Iluminismo cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Americana. Escritor prolífico, Voltaire produziu cerca de 70 obras em quase todas as formas literárias, assinando peças de teatro, poemas, romances, ensaios, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletos.

Pesquisa e edição: Alexandre Porto


Tags:






Publicado em 21/07/2021

Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Os Bonitos homenageiam a Jovem Guarda no Municipal Sábado, 11 de maio
Um Brinde à Poesia na Sala Carlos Couto Sábado, 11 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966