Sob o comando da Sociedade de Actores, companhia da atriz Ludovina Soares, no domingo 22 do corrente mês de abril de 1832, representar-se-á no Theatro da Praia Grande, a muito e graciosa comédia em 5 atos "O Convidado de Pedra ou D. João Tenório, o Dissoluto".
A Sociedade compõe se dos seguintes atores e atrizes: Victor Porfírio de Borja, João Evangelista da Costa, João Clímaco da Gama, Manoel Soares, Joaquim José Agostinho, Joaquim Pimentel, Joaquim José de Souza, Ludovina Soares, Maria Candida de Souza, Theresa Soares, Maria Ricardina Soares (para dançar e representar) e a Jovem Ricardina.
No dia seguinte, segunda-feira, 23, a companhia representará a excelente, e sempre muito bem aceita trajédia em 5 atos "A Nova Castro".
Os bailes executados por Maria Ricardina Soares, farsas com que deverão terminar os dois espetáculos, que será anunciado nos cartazes. Principiará às 8 horas em ponto.
Os bilhetes se encontram à venda na Corte, no Largo do Paço, loja de câmbio, n. 12.
Com informações do jornal "Correio Mercantil", de 21 de abril de 1832.
Segundo Delfim Correia da Silva, em "A Sedução no Mito de D. João", afirma que "O Convidado de Pedra ou D.Juan Tenório, o Dissoluto", é uma adaptação anônima da peça de Molière, "Don Juan ou Le Festin de Pierre".
Pesquisa e edição: Alexandre Porto
Tags: