No sábado, 25 do corrente de fevereiro de 1832, a Benefício de João Evangelista Junior, Ponto da Companhia de Ludovina Soares, terá lugar o novo e excelente Drama, escrita pelo dramaturgo português Antonio Xavier Ferreira de Azevedo: "Roberto na Franconia ou Chefe de Salteadores".
Logo em seguida, se levará à cena a Farsa: "Antes que cases olha o que fazes".
Principiará às 8 horas. Os bilhetes acham-se à venda na loja de câmbio n. 12 no largo do Paço; no botequim do Sr. Thomaz, junto ao Theatro da Constitucional Fluminense, na Praça Tiradentes, e na Praia Grande, no botequim do Theatro da Praia Grande.
N. B. Se o tempo não o permitir, ficará transferido o beneficio para dia 29.
Adaptado de "Diário do Rio de janeiro", 22 de fevereiro de 1832. Largo do Paço hoje é a Praça XV de Novembro, Riio de Janeiro. Pesquisa realizada por Alexandre Porto.
António Xavier Ferreira de Azevedo (Lisboa, 6 de março de 1784 — Lisboa, 18 de janeiro de 1814) foi um poeta dramático e comediógrafo português. Assinou algumas obras simplesmente como A.X.F.A. ou António Xavier. Foi um prolífico e respeitado poeta dramático, autor de algumas das peças mais apreciadas nos teatros portugueses e brasileiros das primeiras décadas do século XIX. É autor de mais de uma centena de dramas e farsas, entre originais e adaptações de textos francesas e espanhóis, recriados ao gosto do público português. Muitas das suas peças nunca foram publicadas enquanto outras apenas o foram algumas décadas após a sua morte aos 29 anos de idade, por atores e de pessoas ligadas ao teatro.
Pesquisa e edição: Alexandre Porto
Tags: