Hoje, 29 do corrente mês de agosto de 1832, a benefício da Casa, a Companhia Cômica do Theatro desta Corte, depois de uma escolhida Overtura, exporá em cena naquele Theatro, a bem aceita comédia "O criado de dois amos", do dramaturgo italiano Carlo Goldoni.

O texto retrata as confusões criadas por Arlequim, um criado que, para viver e comer melhor, trabalha, ao mesmo tempo, sem que um saiba do outro, para dois patrões hospedados no hotel do Sr. Briguella.

Do original "Il servitore di due padroni", a excelenle peça se toma recomendável pelo gracioso personagem do criado, desempenhado Victor Porfírio de Borja.

Em um dos intervalos, Maria Candida da Conceição e Porfirio de Borja cantarão o muito aplaudido Dueto do Alfaiate. No fim da peça, Ricardina Soares dançará a engraçada Caxuxa. Rematará o espetáculo, a divertida Farsa "O Noivo no Algarve".

Adaptado de "Diário do Rio de janeiro", 29 de agosto de 1832. Modernamente o texto é ensaiado com o título "Servo Arlequim de dois Mestres". Pesquisa realizada por Alexandre Porto.

Carlo Goldoni (Veneza, 1707 — Paris, 1793) foi um dramaturgo veneziano. É considerado um dos maiores autores europeus de teatro e um dos escritores italianos mais conhecidos fora da Itália. Provavelmente, suas obras, junto com as de Pirandello, constituem o principal veículo de difusão da arte dramatúrgica italiana através do mundo. Muito conhecido pela difusão da commedia dell'arte.

Pesquisa e edição: Alexandre Porto


Tags:






Publicado em 04/08/2021

Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Os Bonitos homenageiam a Jovem Guarda no Municipal Sábado, 11 de maio
Um Brinde à Poesia na Sala Carlos Couto Sábado, 11 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966