O grupo de Ballet Simone Falcão foi o grande vencedor do I Festival de Dança do Estado do Rio, realizado de 27 a 31 de outubro de 1986, no Teatro Municipal João Caetano, e promovido pela Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas (Atacen) e Fundação Atividades Culturais (FAC) da Prefeitura Municipal.
A entrega dos prêmios aconteceu na última sexta-feira, 31, em noite de gala, quando foram entregues pelo Prefeito Waldenir de Bragança. No encerramento foram homenageados três pioneiros professores de balé do Estado, um dos quais "in memorian", Eunice Linton, que recebeu uma salva de palmas do teatro superlotado.
Waldenir de Bragança, emocionado com a promoção prometeu apoiar o segundo Festival em 1987, exaltando a vocação do Balé em Niterói. Foi uma das poucas vezes em que o Teatro Municipal esteve superlotado nessa temporada, com a apresentação de cerca de 50 grupos de dança do Estado do Rio.
O Festival de Dança
A programação do Festival foi dividida em quatro modalidades, uma por dia, e mais a apresentação dos ganhadores, no dia 31. Pela seleção feita pelos organizadores, a Atacen, a agenda ficou assim definida:
No dia 27 foi apresentada a modalidade Ballet Clássico com as seguintes academias: Ballet Simone Falcão (Niterói), com "Ballet Imperial"; Ballet Studio Eliana Karin (Rio de Janeiro), com "Variação da Fada Lilas do Ballet 'A Bela Adormecida'; Centro Cultural de Danca Rio de Janeiro), com "Aguas Primaveris"; Ballet Cecy Leão (Rio de Janeiro), com "Solo Clássico"; e Studio Marcia Couto (Niterói), com o "Solo da Fada Açucarada, do Ballet O Quebra Nozes".
Dança moderna foi a modalidade do dia 28, com 10 apresentações: "Mutações" do Ballet Helfany e Jânia (Niterói); "Souvenir" da Academia de Bale Déa Marcia e Solange Mary (Niterói); "Adeus Meninos", com o Studio Marcia Couto (Niterói); "Dueto de Amor de Paulo Neruda Solamente Amor", com o Ballet Dmitri (Niterói); "Na Dança dos homens (Solilóquios)", com a Cia Teatro de Dança Jonas Dalbecchi (Rio de Janeiro); "Gravura" é o espetáculo que apresentará o Studio de Dança e Ginastica Nika Gripp (Macaé); "Primavera", com o Centro Cultural Selma Motta (Rio de Janeiro); "Bandoline" com o Ballet Simone Falcão (Niterói); "Veneno", com o Studio D (São Gonçalo); e "Solo", com o Ballet Cecy Leão (Rio de Janeiro).
Dia 29, a categoria foi sapateado, com o Ballet Simone Falcão apresentando "Tudo acaba em festa"; Ballet Carmem Rodrigues (Niterói), com "The Wooden Soldier and China Doll"; Studio de Dança Nika Gripp (Macaé), com "Miss Brasil 2000": e participação especial do Grupo Catsapá (Rio de Janeiro), com direção de Valeria Pinheiro e colaboração de Tania Nardini.
Jazz Dance foi a categoria que se apresentou no dia 30. Participaram, o Grupo de Jaz da Feem (Niterói) com Just a Gigolô"; Ballet Frieda Alonso (Niterói), com 'These the tygher'; Studio 115 (Niterói), com "These are teh Songs"; Centro de Dança Rio, com "Apenas Mulheres"; Academia Graça Vannier (Niterói), com "Amor no coração"; Sempre em Forma (São Gonçalo), com "Maria Fumaça"; Ballet Simone Falcão, com "Imagination"; Ballet Nícia Menezes, com "West Side"; Studio de Dança Nika Gripp (Macaé), com "A Vaca Profana"; Studio Marcia Couto, com "Forrock"; Studio D, com "Daquilo que eu sei"; Dance Center Eliane Fonseca (Rio de Janeiro), com "Jazz Dance"; Ballet Carmen Rodrigues (Niterói), com "Silly Love Songs"; Academia Valeria Moreyra (Rio de Janeiro), com "Capitães de Areia"; e Cia de Dança (Rio de Janeiro), com "Escravos do Ritmo".
No dia 1º de novembro, no Teatro Leopoldo Froes, às 17 horas, começa o 1º Festival Fluminense de Teatro Infantil.
Com informações de O Fluminense (27/10/1986) e outras notas de jornais da época. A imagem de capa é do Ballet Simone Falcão, mas mais recente.
Tags: