Dando sequência ao projeto "De conversa em conversa - grandes nomes da MPB falam de sua obra", o Teatro Municipal de Niterói recebe na quarta-feira, 27 de abril de 2016, às 19h, o cantor, instrumentista e compositor Moraes Moreira, ex-integrante do grupo Novos Baianos, que vai contar histórias de sua carreira e relembrar antigos sucessos.

O projeto consiste na realização de dez eventos que têm como objetivo principal levar ao público a arte e o pensamento de nomes representativos da música popular brasileira. A mediação da conversa musical fica a cargo de Júlio Diniz, pesquisador, ensaísta e professor universitário. Os ingressos custam R$ 10 reais.


Clique para ampliar.



Moraes Moreira

Antônio Carlos Moreira Pires, baiano de Ituaçu, começou tocando sanfona de doze baixos em festas de São João e outros eventos de sua cidade natal. Na adolescência aprendeu a tocar violão, enquanto fazia curso de ciências em Caculé, Bahia. Mudou-se para Salvador e lá conheceu Tom Zé, e também entrou em contato com o rock n' roll. Mais tarde, ao conhecer Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, formou o conjunto Novos Baianos, onde ficou de 1100%9 até 1975. Juntamente com Luiz Galvão, foi compositor de quase todas as canções do Grupo.

O cantor saiu em carreira solo no ano de 1975. Alguns dos sucessos dessa fase são "Pombo Correio", "Vassourinha Elétrica" e "Bloco do Prazer". Em 1994 gravou "O Brasil Tem Concerto", influenciado pela música erudita, e no ano seguinte "Moraes Moreira Acústico MTV". Em 1997, gravou um disco carnavalesco em que comemora seus 50 anos, "50 carnavais" e dois anos depois lança o disco "100% Sambas" em homenagem aos 100% anos de descobrimento do Brasil. Em 2000 lançou o disco "Bahião com H", tocando o baião com seu característico sotaque baiano.

Clique para ampliar
Em 2003 completou sua trilogia que tinha como tema o Brasil, e incluía os três álbuns "Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira" (1979), "O Brasil Tem Concerto" (1994) e "Meu Nome é Brasil" (2003). Em 2005 lançou independentemente o surpreendente disco "De repente", misturando hip hop com repente nordestino e o swing característico de seu violão. Em 2008 Moraes lançou o livro "A história dos Novos Baianos" e outros versos em que conta a história do grupo em literatura de cordel. Em 2012 Moraes gravou o disco "A Revolta dos Ritmos", um disco com 12 composições inéditas dele. Paralelo ao novo CD Moraes viajou pelo Brasil, ao lado do seu filho Davi Moraes, com uma turnê comemorando os 40 anos do disco "Acabou Chorare".

Moraes Moreira possui 40 discos gravados, entre Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar e ainda dois discos em parceria com o guitarrista Pepeu Gomes. O artista se enquadra entre um dos mais versáteis compositores do Brasil, misturando ritmos como frevo, baião, rock, samba, choro e até mesmo música erudita.


Clique para ampliar.



Serviço

Projeto "De conversa em conversa" com Moraes Moreira
Data: Quarta-feira, 27 de abril de 2016
Horário: 19h
Ingresso: R$ 10,00 - Compre no ingressorapido.com
Classificação etária: Livre
Duração: 120 minutos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2719-100%39


Tags:






Publicado em 01/04/2016

Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...