Artistas de Angola, África do Sul e Benin iniciam projeto que celebra as culturas africanas e afro-brasileira; todas as apresentações são gratuitas

A Prefeitura de Niterói realiza, entre os dias 7 e 17 de abril, as primeiras atrações do projeto Encontros com África, que celebra o parentesco cultural entre o Brasil e diversos países do continente africano. Artistas angolanos, beninenses, sul-africanos e brasileiros farão apresentações de música, dança, teatro e debates. Os eventos acontecem no Teatro Municipal de Niterói, com entrada franca.

O projeto Encontros com África pretende estreitar os laços entre Niterói e as diversas culturas africanas que se mantém e se renovam, no constante movimento entre tradição e modernidade. "Neste momento em que o mundo inteiro observa o aumento da intolerância, promover a aproximação com um continente tão presente na nossa história é fundamental. Agradecemos a todos os que estão vindo, generosamente, apresentar sua arte em nossa cidade, dando início ao projeto", afirma Marcos Gomes, coordenador geral dos Encontros com África.


Clique para ampliar.



No dia 7 de abril, o projeto Encontros com África dá início oficial às atividades com a apresentação do grupo de jongo Folha de Amendoeira, em frente ao Teatro Municipal – o grupo apresenta-se preferencialmente em praças e ruas. No palco, a primeira atração internacional será a Companhia de Dança Contemporânea de Angola. Na ocasião também haverá o lançamento do site Malungo eu, que reunirá informações atualizadas sobre artes africanas e que vai facilitar encontros e intercâmbios virtuais entre artistas e públicos dos dois lados do Atlântico. Com perfil colaborativo, o site terá atualizações constantes e também divulgará outras ações e atividades do projeto durante o ano.

Primeira semana 7 a 10 abril

Na quinta-feira, 7 de abril, às 18h30, o grupo niteroiense Jongo Folha de Amendoeira abre a programação fazendo uma apresentação na calçada em frente ao Teatro Municipal. Após a cerimônia de lançamento do site, marcada para as 19h, sobe ao palco a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, um dos mais importantes grupos de dança africanos. O espetáculo escolhido para a apresentação em Niterói, "Mpemba Nyi Mukundu", inspira-se em um conto angolano e utiliza projeções e outras tecnologias. A CDC volta ao palco do Teatro Municipal João Caetano na sexta-feira, dia 8. Saiba mais: Companhia de Dança Contemporânea de Angola em "Mpemba Nyi Mukundu".

No sábado e domingo, 9 e 10, as atrações são o músico niteroiense Elias Rosa, com o espetáculo "Vida de Vassoureiro", em que narra causos, superstições e tradições brasileiras; e o cantor beninense John Arcadius, que mostra seu trabalho mais recente, "Vaudou-Mahi", uma combinação de elementos africanos e jazzísticos. Saiba mais: John Arcadius em Vaudou-Mahi


Clique para ampliar.



Segunda semana 13-17 abril

Entre 13 e 17 de abril, Encontros com África dedica-se a Angola. A Fundação Sindika Dokolo realiza em Niterói parte da III Trienal de Luanda, que tem como tema: "Da utopia à realidade: da escravidão ao apartheid". Na quarta-feira, dia 13, acontece o Fórum sobre Cultura Angolana abordando literatura, artes visuais e música.

Na quinta, 14 de abril, o grupo teatral Elinga apresenta a peça "Laços de Sangue", do autor sul-africano Athol Fugard. Sucesso internacional, a obra apresenta uma metáfora da segregação racial então vigente na África do Sul.

A música volta ao palco do Municipal na sexta-feira, dia 15 de abril, com o cantor e compositor Ndaka Yo Wiñi, jovem talento que mistura ritmos tradicionais e novas sonoridades. A cantora Anabela Aya faz uma participação especial neste show e também no de sábado, a cargo do cantor Gabriel Tchiema. Um dos mais populares músicos angolanos, Tchiema apresenta um show tão empolgante quanto sua música. Saiba mais: III Trienal de Luanda: "Da utopia à realidade: da escravidão ao apartheid"

Os DJs do grupo sul-africano "Obrigado" encerram esta série dos Encontros com África fazendo a abertura do show do rapper Emicida no domingo, 17 de abril, às 17h, na área externa do Teatro Popular Oscar Niemeyer.


Clique para ampliar.



Serviço

Teatro Municipal. Entrada gratuita sujeita à lotação do Teatro.

Quinta-feira, 07 de abril

18h30 – Jongo Folha de Amendoeira – na calçada Teatro Municipal de Niterói
19h – Abertura oficial da mostra e lançamento do site "Malungo eu"
20h – "Mpemba Nyi Mukundu" – espetáculo da CDC/Companhia de Dança Contemporânea de Angola

Sexta-feira, 08 de abril

20h – "Mpemba Nyi Mukundu" – espetáculo da CDC/Companhia de Dança Contemporânea de Angola

Sábado, 09 de abril

20h – Espetáculo "Vida de Vassoureiro", com o artista Elias Rosa
21h – Show de John Arcadius

Domingo, 10 de abril

19h – Espetáculo "Vida de Vassoureiro", com o artista Elias Rosa
20h – Show de John Arcadius

Quarta-feira, 13 de abril

18h30 – Cia de Arte e Expressão Corporal Muanza Mesú (em frente ao Teatro) - Apresentação do grupo niteroiense de dança afro.
19h – Fórum Cultura Angolana: literatura, artes visuais e música.

- A Migração fractal do provérbio - da escrita, das artes e da arquitetura. Com Abreu Paxe, professor e poeta angolano.
- Música popular angolana. Com Jomo Fortunato, professor de literatura.
- Trajetória da Fundação Sindika Dokolo 10 anos. Com Marita Silva, arquiteta e urbanista e diretora da Fundação Sindika Dokolo.

Quinta-feira, 14 de abril

19h – Peça "Laços de Sangue", Cia. Elinga

Sexta-feira, 15 de abril

19h – Show do cantor e compositor Ndaka Yo Wiñi, com participação da cantora Anabela Aya

Sábado, 16 de abril

20h – Show do cantor Gabriel Tchiema, com participação da cantora Anabela Aya

Domingo, 17 de abril

17h – Obrigado – grupo sul-africano dos DJs Kenzhero e Tha_Muzik, mescla música latino-americana com hip-hop, jazz e funk. Faz a abertura do show de Emicida na área externa do Teatro Popular Oscar Niemeyer.

Encontros com África
Data: 07 a 16 de abril de 2016
Ingresso: Entrada Franca
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 - Centro, Niterói
Tel: (21) 2719-9639








Publicado em 0000-00-00

Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...