Como parte dos festejos do aniversário de Niterói, o espetáculo Chica da Silva, de Antônio Callado, estreou no dia 24 de novembro de 1972, no Teatro Municipal João Caetano, com Ruth de Souza no papel principal. O furo foi dado em 14 de setembro pelo Chacrinha, em sua coluna no jornal O Fluminense.

Pascoal Carlos Magno, presidente da Comissão dos Festejos, e Lyad de Almeida, presidente do INDC, querem marcar o início dos festejos do IV Centenário com um espetáculo de alto gabarito.

Duas semanas depois, o Instituto Niteroiense de Desenvolvimento Cultural (INDC) publicou uma nota procurando 12 moças negras para fazerem parte do elenco da peça. "As interessadas em trabalhar ao lado de artistas consagrados poderão fazer suas inscrições, até o dia 15 de outubro, no INDC, à Avenida Amaral Peixoto, 195, Edifício Ouvidor, sala 805".

A peça "O Tesouro de Chica da Silva" trouxe um texto histórico e contou com um elenco de reconhecida qualidade, Ruth de Souza à frente, sob a direção de um jovem, mas talentoso e experimentado diretor fluminense Odir Vernon.

Odir Vernon, o diretor, e Ruth de Souza. A grande atriz brasileira fará o principal às festividades programadas para comemorar o IV Centenário. (O Fluminense, 08/10/1972)

    O Espetáculo

    Nesta peça, António Callado, com o gênio de escritor e autor teatral de inegável talento, dá toda a intensidade dramática e poética da época, pondo em cena o romantismo, o luxo, o fausto dos que, no Brasil de então respondiam pelos interesses portugueses, enquanto, nas cidades e nos campos, se forjavam os elementos formadores da nacionalidade brasileira.

    O elenco, a que se esmerarão as jovens a serem selecionadas, tem nos principais papéis, além de Ruth de Souza, atores de primeira qualidade: Acyr Castro, Angelito Mello, Léa Garcia, Paulo Matorinho, Hello, Ayres Bueno e Nivio Reis, coadjuvados por promissores elementos do Curso de Formação de Ator do INDC, dentre os quais: C.A. Barbosa, Rita, Natividade, Hilton e Joilson; Outro do Curso também deverão integrar o elenco, já visando, o INDC, a criação de campo de trabalho para a profissionalização de atores em Niterói e Estado do Rio. (O Fluminense, 08 de outubro de 1972).

    Sonia Maria, Fátima de Jesus, Marta da Conceição, Moema Lopes, Célia Regina, Maria Natividade, Rosa Garcia, Maria Aurea, Mariza Vasconcellos e Maria Eliza, foram as classificadas no concurso "Chica da Silva". Elas irão integrar o elenco da peça. (O Fluminense, 19 de outubro de 1972).




Tags:






Publicado em 09/09/2021

Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Os Bonitos homenageiam a Jovem Guarda no Municipal Sábado, 11 de maio
Um Brinde à Poesia na Sala Carlos Couto Sábado, 11 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966