O Teatro Municipal de Niterói abre suas portas para a peça "Terror e miséria do terceiro Reich - uma exposição coletiva", texto de Bertolt Bercht, com direção de Fabio Fortes. As apresentações acontecem de 13 a 22 de Maio de 2016, sextas e sábados às 20h e domingos às 19h.

O texto, de Bertolt Brecht (1898-1956) é um compêndio sobre os homens ante a segunda guerra mundial. As mazelas, as tristezas, as crueldades e o patético do humano, quer seja na família, nas ruas, nos tribunais de justiça, nos hospitais, no comércio, enfim, a sociedade em geral é exposta de forma primorosa por um dos maiores dramaturgos do século XX.

Clique para ampliar.
Em Terror e Miséria do Terceiro Reich, Brecht fala do homem de nosso tempo. Pela linguagem de um texto de costumes, o povo alemão é mostrado em seu cotidiano. A partir da Alemanha, Brecht fala de toda uma humanidade, como ela reagiu perante um regime totalitário, como um de nós, Hitler, pôde nos levar à culminância de sua ideologia. Eis aí a genialidade de Bertolt Brecht.

Escrita entre 1935 e 1938, no exílio do autor na Dinamarca, o texto foi criado a partir de recortes de jornal, notícias de rádio ou por qualquer outra fonte de informação disponível além das fronteiras de Hitler.

O espetáculo, que foi montado em 2015 no Solar do Jambeiro, bem como o texto, é composto por 24 cenas, em uma contação episódica dos fatos, a partir, contudo, de uma linguagem tragicômica, onde não figura apenas o drama.

A partir de reivindicações dos próprios atores no Niterói em Cena (festival de teatro de Niterói), optou-se por um trabalho colaborativo, onde as demandas são sanadas e construídas pelos próprios atores-colaboradores, em um método de produção coletiva, o ator se torna um elemento de múltiplas tarefas, sendo, também, figurinista, iluminador, pesquisador, cenógrafo, etc. Essa abordagem permite que todos os envolvidos recebam a mesma quantia financeira por todo o seu trabalho, terminando, assim, com as discrepâncias de salários comuns nos projetos culturais elaborados hoje em dia.


Clique para ampliar.





"Reler Brecth é um desejo antigo, esse texto é episódico, e a maioria dos atores sempre gosta de trabalhar com temática de guerra. O próprio Brecht preconizava que o teatro moderno era aquele em que o público poderia escolher o que quer ver", explica o diretor do espetáculo Fabio Fortes

A apresentação conta com um conceito estético orgânico, onde as cenas, encaradas como partículas de um todo maior, acontecem simultaneamente, delegando ao espectador, autonomia para traçar sua própria rota diante da obra, bem como o tempo dedicado à fruição de cada "célula", tal qual uma exposição.

Bertolt Brecht

Clique para ampliar.
Eugen Berthold Friedrich Brecht nasceu no ano de 1898, e faleceu em 1956. Escritor e dramaturgo alemão conhecido por suas peças com conteúdos sociais, incluindo "Mãe Coragem", passada na Guerra dos Trinta Anos, e "A Ópera dos Três Vinténs", uma adaptação da obra inglesa do século XVII "Ópera dos Mendigos", foi um dos maiores inovadores da linguagem teatral no século XX. Brecht foi perseguido pelo regime nazista por seus ideais comunistas e foi um dos principais artistas durante a Segunda Guerra Mundial a se tornar ícone e expoente da crítica social.


Serviço

Terror e miséria do terceiro Reich - uma exposição coletiva.
Texto: Bertolt Brecht
Criação e direção geral: Fabio Fortes
Data: de 13 a 22 de maio
Horário: Sextas e sábados, às 20h; domingos, às 19h
Ingresso: R$ 30 (inteira) - Compre no ingressofacil.com
Classificação etária: 10 anos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2719-9639


Tags:






Publicado em 10/07/2015

Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...