Dando prosseguimento à agenda do 8° Ciclo de Leituras Dramatizadas, o Teatro Municipal de Niterói e a ATACEN apresentam, na segunda-feira, 30 de maio de 2016, às 19h, a peça "Transegun", de Cuti. Dirigido por Erika Ferreira, atriz formada pela ETET Martins Pena, com um elenco de 13 pessoas, entre atores, músicos e bailarinos, o espetáculo é costurado com dança afro e com música ao vivo.

Essa obra, do autor Cuti, tem uma grande importância para o cenário do teatro brasileiro, assim como os textos montados pelo grupo TEM (Teatro Experimental do Negro) de Abdias do Nascimento, pois abordam questões como a identidade e a memória, ampliando o olhar afro-brasileiro. O texto é político e estético, inserindo o afro-brasileiro como sujeito na história.

A obra afirma que negro não é sinônimo de estereótipo, marcado pelas questões raciais, mas sim um corpo que reverbera voz artística, arte sem rótulos, como provocação de mudanças para o palco, para a cena brasileira e para a vida. A peça se estrutura em 3 atos, tendo cada ato um número específico de quadros, cujas ações não seguem uma ordem cronológica. Passado e presente se misturam no palco para juntos transmitirem o enredo da peça.

Sinopse: Zélia é uma mulher negra e casada com Romildo, um rapaz branco. Ela pertence a um grupo de teatro negro brasileiro, que se encontra empenhado numa montagem para o Dia da Consciência Negra. O grupo, no entanto, enfrenta a dificuldade de conviver com a recente morte de Aldo, um de seus principais integrantes. A substituição dele por um ator branco desencadeia uma crise de identidade no grupo.


Clique para ampliar.



Elenco: Claudia Macedo, Henrique Vieira, Cintia Maria Ricardo, André Sanaibre, Rhaiany Soares, Withe Vianna, Ivan de Oliveira, Maria de Fátima Bandeira e Kadu Monteiro.

Músicos: Sandro Toledo, Fábio Pereira e Silvano Marciano

Bailarino: Alessandro Fêrcar

Foto de divulgação: Marta Azevedo

ATACEN

A Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói foi fundada em 14 de janeiro de 1985 e reativada em 03 de abril de 2012 em Assembléia Geral Extraordinária realizada no Teatro Municipal de Niterói. É uma associação de direito privado, constiuida por tempo indeterminado, sem fins lucrativos, de caráter organizacional, promocional, recreativo e cultural, sem cunho político ou partidário, com finalidade de atender a todos que a ela se dirigem.


Serviço

8º Ciclo de Leituras Dramatizadas de Niterói
Texto: Transegun, do autor Cuti
Data: Segunda-feira, 30 de maio de 2016
Horário: 19h
Entrada franca
Classificação etária: 14 anos
Duração: 80 minutos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2719-9639


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...