O Ciclo Violonístico de Niterói, tendo como protagonista o Violão, explora as suas múltiplas possibilidades e transforma o Teatro Municipal de Niterói, no principal palco de violão clássico do Brasil. E mantendo sua tradição, todos os anos o evento homenageia um personagem que tenha contribuição histórica para o violão, este ano será a vez de prestar homenagem a Carlos Barbosa-Lima.

Abrindo os trabalhos, na quarta-feira, 08 de junho de 2016, às 20h, o próprio Carlos Barbosa-Lima será a atração. Aclamado internacionalmente como um dos mestres do violão no mundo, artista ZOHO estúdio, a carreira de Carlos Barbosa-Lima segue ininterruptamente durante mais de cinquenta anos. Barbosa-Lima é atualmente reconhecido em todo o mundo por suas habilidades extraordinárias como intérprete e arranjador de uma grande variedade de músicas para violão.

Clique para ampliar
Gravações mais recentes de Barbosa-Lima, "Frenesí", "Siboney" e "O'Boto", arrancaram aplausos da crítica e contam com a rica herança cultural da música latino-americana combinada com arranjos impressionantes de Barbosa-Lima.

Nascido em São Paulo, Barbosa-Lima começou a tocar violão aos 7 anos. Gravou seu primeiro disco quando tinha 12, "Dez Dedos Mágicos". Estudou com Isaías Savio e o lendário Andrés Segovia. Muitos compositores de destaque, dentre eles Mignone, Santórsola, Cordero, Scott e Yasui, compuseram para ele. Alberto Ginastera compôs Sonata op.47, um cavalo de guerra nos cânones clássicos do violão, especialmente para Barbosa-Lima. Programas criativos de Barbosa-Lima em seus concertos romperam a ultrapassada dicotomia entre a música popular e clássica, ajudando a redefinir o papel do violão clássico para o século XXI.

O Ciclo Violonístico de Niterói traz para a cidade músicos renomados e também cria oportunidades para jovens com grande talento, auxiliando no processo de perenização da cultura na cidade, reafirmando a tradição de formação de grandes artistas. Com 6 edições realizadas, representa o ponto mais alto entre os grandes eventos de violão realizados no Brasil.

Além da estrela desta noite, renomados instrumentistas se apresentam nessa edição. Marco Pereira, Maurício Carrilho e Marcílio Lopes, Fábio Zanon e o Trio Madeira Brasil, se apresentação de 08 a 12 de junho.


Clique para ampliar.



Serviço

Carlos Barbosa-Lima no Ciclo Violonístico de Niterói
Data: Quarta-feira, 08 de junho de 2016
Horário: 20h
Ingresso: R$ 30 - Compre no ingressorapido.com
Duração: 90 minutos
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624



Marco Pereira Maurício Carrilho e Marcílio Lopes
Fabio Zanon Trio Madeira Brasil


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...