O Ciclo Violonístico de Niterói, tendo como protagonista o Violão, explora as suas múltiplas possibilidades e transforma o Teatro Municipal de Niterói, no principal palco de violão clássico do Brasil. Fechando essa edição, no domingo, 12 de junho de 2016, às 20h, o ciclo apresenta o Trio Madeira Brasil, conjunto musical instrumental brasileiro de choro criado no Rio de Janeiro e composto por Ronaldo do Bandolim no bandolim, Marcello Gonçalves no violão de 7 cordas e José Paulo Becker no violão.

O Ciclo Violonístico de Niterói apresenta músicos renomados e, além disso, cria oportunidades para jovens com grande talento. Nesta edição, o ciclo, idealizado e coordenado pelo professor Paulo Targino, homenageia Carlos Barbosa-Lima e conta com a apresentação dos renomados músicos Carlos Barbosa Lima, Marco Pereira, Maurício Carrilho e Marcílio Lopes, Fábio Zanon e o Trio Madeira Brasil se apresentam no Teatro Municipal de Niterói, de 08 a 12 de junho de 2016, sempre às 20h.

Clique para ampliar
O Trio Madeira Brasil, formado por Ronaldo do Bandolim, Zé Paulo Becker e Marcello Gonçalves foi criado em 1996, durante uma roda de choro em São Paulo. O nome inicial de Madeira de Lei teve que ser trocado para Madeira Brasil depois de descobrirem que o nome desejado já havia sido registrado por outro grupo. Os integrantes costumam definir o som do grupo como sendo música popular de câmara, com a experiência popular de Ronaldo mesclando-se à tarimba erudita dos outros dois. O currículo dos integrantes é significativo. Ronaldo, autodidata, é integrante do tradicional Época de Ouro, fundado por Jacob do Bandolim.

Com formação erudita, José Paulo é mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Marcello estudou com Turíbio Santos, Dino 7 Cordas e Marco Pereira e é bacharel em violão. José Paulo e Marcello fizeram parte da Orquestra de Cordas Chiquinha Gonzaga, comandada por Maurício Carrilho. O CD "Trio Madeira Brasil", lançado pela Kuarup em 1998, foi indicado nas categorias Melhor Disco e Melhor Grupo no Prêmio Sharp de 1999. O disco reúne de composições raras de Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth a contemporâneos como Chico Buarque e Edu Lobo e recebeu elogios da imprensa especializada e de músicos. O conjunto participou ainda do Free Jazz Festival de 1999.


Clique para ampliar.



Serviço



Trio Madeira Brasil no Ciclo Violonístico de Niterói
Data: 12 de junho de 2016
Horário: 20h
Ingresso: R$ 30 - Compre no ingressorapido.com
Duração: 90 minutos
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624



Carlos Barbosa-Lima Marco Pereira
Maurício Carrilho e Marcílio Lopes Fabio Zanon


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...