O Programa Aprendiz – Música na Escola, mantido pela Prefeitura de Niterói e considerado um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país, está completando 15 anos em 2016 e para celebrar vai promover a exposição "Aprendiz: 15 anos de música e cidadania", com abertura no dia 12 de julho, às 19h, na Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro Municipal de Niterói. A mostra pode ser visitada de 13 de julho a 28 de agosto. A entrada é franca.

Na abertura, haverá uma apresentação da Câmara Instrumental Aprendiz, sexteto formado por Alexandre Azevedo (Violino), Diogo Moura (Cello), Renato Reis (Clarineta), Roberta Oliveira (Canto), Samuel Hamilton (Cello), e Tímoteo de Oliveira Pereira (Flauta), todos também personagens da mostra. Os músicos serão acompanhados pelo pianista Eduardo Louro. O repertório inclui clássicos e grandes nomes da música brasileira como Chiquinha Gonzaga, Chico Buarque, Pixinguinha e Heitor Villa-Lobos, em temas como "Gaúcho" (Chiquinha Gonzaga), "Brasileirinho" (Waldir Azevedo), "Cisne Negro" (H. Villa-Lobos), "João e Maria" (Chico Buarque), "Ave Maria" (J.S. Bach) e "Carinhoso" (Pixinguinha).

Clique para ampliar
Promovida Pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), que também cuida da gestão do Aprendiz, a exposição fotográfica reúne histórias e momentos marcantes da trajetória de 15 anos do Programa. Sob curadoria de Alline Ourique, que também é autora da maioria das fotos, o foco da mostra é o caráter transformador característico do programa sociocultural. Através do ensino da música, o Aprendiz busca atuar na forma que crianças e adolescentes percebem o mundo e na maneira que se expressam.

Na exposição, o público poderá apreciar imagens de atividades como a musicalização nas escolas, os concertos e apresentações realizados em teatros, praças e outros espaços, registros dos intercâmbios culturais com Noruega e Alemanha, e também sobre os Grupos de Referência do Aprendiz. Esse núcleo inclui a Orquestra Sinfônica Aprendiz, a Orquestra Guerra-Peixe e a Banda Sinfônica Aprendiz, explorando seus principais aspectos e integrantes. Dois destaques interessantes são a seção ‘Personagens’, que traz a história de seis ex-alunos do Programa, contrastando fotos deles pequenos e dos dias de hoje, e a Linha do Tempo, que apresenta os acontecimentos mais marcantes nesses 15 anos de música.


O Programa

Criado na cidade de Niterói/RJ em 2001, o Programa de educação musical surgiu por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Fundação Municipal de Educação - FME) e a Secretaria Municipal de Cultura (Fundação de Arte de Niterói - FAN). Seu objetivo principal é ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão) gratuitamente. O Programa se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) em 2007, a Banda Sinfônica Aprendiz (BSA) em 2011, e a Orquestra Guerra-Peixe (OGP) em 2014.

Ao longo de 15 anos de trabalho, estima-se que mais de 20 mil crianças e adolescentes já tenham passado pelo Aprendiz, o que o torna um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país.


Clique para ampliar.



Serviço

Exposição: Aprendiz: 15 anos de música e cidadania
Abertura: Terça-feira, 12 de julho, às 19h, com apresentação de Câmaras Instrumentais Aprendiz
Visitação: De 13 de julho a 28 de agosto de 2016
Horário: De Terça a sábado, de 10 às 18h; Sábados e Domingos, de 15 às 18h
Classificação etária: livre
Entrada Franca

Sala Carlos Couto
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624


Tags:






Publicado em 01/07/2016

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...