Com muita concorrência realizou-se anteontem, 08 de maio de 1900, o espetáculo anunciado pela empresa artística do Theatro Recreio Dramático, sob a direção da primeira atriz Pepa Ruiz, com a representação da comédia-revista "A Inana", original do distinto comediógrafo baiano Francisco Moreira Sampaio, ornada de música pelo modesto e talentoso maestro Costa Júnior.

A exibição desta peça agradou extraordinariamente ao público, foram aplaudidos muitas vezes os distintos atores que fizeram parte do elenco notável da companhia. Não sendo o primeiro acontecimento teatral do século XX, como rezam os programas, contudo a peça tem grande merecimento artístico e foi interpretada com galhardia por muitos dos artistas.

A atriz e cantora Medina de Souza
A atenção dos espectadores esteve voltada para o Brandão (João Augusto) que teve em Dr. Brazílio Fluminense um papel moldado aos seus gestos e espírito cômico. Antônio Peixoto, que se incumbiu de algumas pontas, fê-las irrepreensivelmente, provando sempre a sua competência artística, ainda não desvirtuada. Antônio Serra, foi admirável no papel que lhe foi confiado; Julieta Pinto, Edmundo Leite, França, Miranda e os demais, muito contribuíram para o agrado desta revista.

A companhia não poupou esforços para a montagem desta revista no Theatro João Caetano. A atriz Pepa Ruiz, a Inana, fê-la com maestria, bem como a distinta atriz Medina de Souza, que graciosamente conduziu o papel de ingênua; também colaborou para o agrado a artista Balbina Maia, que no papel de dama central, esteve irrepreensível. Maria Mazza se encarregou de algumas pontas tendo-as feito com agrado, o mesmo se dando com Estephânia Louro e outras do elenco.

Os cenários são deslumbrantes onde se denota o mérito dos cenógrafos Orestes Coliva e Carracini, assim também as 4 apoteoses que primam pelo luxo, merecendo particular menção a do 2º ato - O buquê vivo, que sendo singularíssimo é de um efeito extraordinário.

Os coros estiveram mais que regulares e a orquestra foi regida por um provecto profissional. O publico que afluiu ao teatro chamou à cena os artistas nos finais dos atos e os saudou com palmas prolongadas. Continue o empresário Silva Pinto a proporcionarmos espetáculos como o de anteontem, e com certeza, o nosso publico afluirá ao teatro para aplaudir a companhia do Theatro Recreio Dramático.

Pedido do público

Pedem-nos para chamarmos a atenção do dr. delegado de polícia, o que achamos de inteira justiça, para que não seja permitido que as praças de polícia fiquem ao redor do camarote, ao lado do proscênio, assim é, que, em número de 6 a 8, assistem as representações de forma que as pessoas que estiverem ao lado das cadeiras não poderão gozar do espetáculo. Sanado este contratempo, haverá uma vantagem para o policiamento do teatro, em casos anormais e terá em diversos pontos praças que, mais ligeiramente, podem acudir a atenção da ordem pública sem prejudicar a representação. É simples o pedido que levamos a S.S. e estamos certos será atendido.

O sucesso foi tanto que a Companhia voltou à cena com A Inana no João Caetano, no dia 4 de junho.

Com informações da coluna "Da Platea" de Pyrilampo, em O Fluminense (10/05/1901)


Pepa Ruiz

Pepa Ruiz
Espanhola de nascimento e radicada no Brasil, Pepa Ruiz (1859-1923) foi a primeira grande vedete do teatro de revista à portuguesa, onde estreou em 1875. Sua carreira esteve ligada desde cedo ao grande empresário, ator e dramaturgo português Sousa Bastos, com quem viveu e trabalhou ininterruptamente durante aproximadamente vinte anos. Para além de encabeçar, entre 1902 e 1923, os elencos de algumas das maiores produções musicais do movimento de independência do teatro brasileiro - face ao domínio europeu do século dezenove -, a atriz protagonizou a obra-prima "A Capital Federal" do jornalista e dramaturgo maranhense Artur Azevedo. Pepa Ruiz foi diversas vezes homenageada no Brasil antes de sua morte, em 1923, com 63 anos."


Tags:






Publicado em 20/11/2021

Uma jornada visual de transformação e cura na Sala Carlos Couto De 03 a 26 de abril
Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...