Peça teatral traz vivências de negros brasileiros

O inédito espetáculo Fala, Crioulo! com relatos reais de negros brasileiros de variadas condições sociais, faz curtíssima temporada no Teatro Municipal de Niterói, de 7 a 10 de julho de 2016.

Inspirado no livro homônimo de Haroldo Costa, Fala, Crioulo! foi adaptada para o teatro por Ivan Jaf. Com uma narrativa moderna, a peça traz histórias de personagens vivos, cheias de nuances, com forte conteúdo dramático. São vivências de situações conflitantes, com desfechos surpreendentes e reais.

Clique para ampliar
Dirigida por Amir Haddad e encenada pelos atores Romeu Evaristo, Iris Nascimento, Lincoln Oliveira, Nivia Helen, Deo Garcez (Dandara Mariana e Guilherme Ferraz – stand in), a peça apresenta depoimentos de brasileiros de ascendência africana de diferentes situações sociais. São relatos de cidadãos afrodescentes que procuram se expressar no mais puro e espontâneo estado de espírito. Histórias de vida carregadas de indignação e revolta, mas também do mais profundo amor e respeito ao próximo. São brasileiros que precisam falar e se fazer ouvir.

Para o diretor Amir Haddad, Fala, Crioulo! é um espetáculo simples, direto, transformador e uma reflexão coletiva que tem a preocupação de dar vez a uma enorme parte da população brasileira que vem sendo mantida calada ao longo dos últimos séculos. "Dar voz ao cidadão negro brasileiro é descortinar uma enorme possibilidade de aprofundar o conhecimento a respeito da vida pública e privada da nossa sociedade", ressalta Haddad.

O projeto Fala, Crioulo! é resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura, a cidade de Niterói, a Fundação Cultural Palmares, a FEMPTEC e tem como objetivo maior estimular a reflexão sobre a realidade vivida pelos negros no Brasil.


Serviço

"Fala, Crioulo!" no Municipal de Niterói
Temporada: de 7 a 10 de julho de 2016
Horário: quinta e domingo, às 19h; Sexta e sábado, às 20h
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada gratuita (sujeito à lotação do teatro)

Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35, Centro, Niterói-RJ
Telefone: (21) 2620-1624








Publicado em 26/06/2016

Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...