A Companhia do Theatro Recreio Dramático dirigida pela graciosa atriz Pepa Ruiz e contratada para esta cidade pelo conhecido empresário Silva Pinto, realisou anteontem, 22 de agosto de 1900, no Theatro João Caetano, um espetáculo com a conhecidíssima revista de Souza Bastos - "Tim-tim por tim-tim".

Deixando se passar despercebidos alguns exageros demasiados dos "patuscos" atores Machado (Henrique) e Brandão (João Augusto), o desempenho da peça foi bom, agradando muito e conseguindo inúmeros aplausos. Como já foi dito, Machado e Brandão (Lucas e Ulysses) pintaram por demais a saracura, mas nem por isso deixaram de serem heróis. Não negamos habilidade de arte aos dois excelentes artistas.

Anúncio publicado em 19 de agosto de 1900
As honras da noite couberam, porém, à saborosa Pepa, inimitável nos seus 18 papéis e, sobretudo, na forma porque os diz. "Tim-tim por tim-tim" sem a Pepa não seria o "tim-tim" nem aqui nem na casa do diabo e isto é o quanto basta para demonstrar claramente o valor da estrela rutilante da companhia do Recreio.

Ismênia Matheus também nada deixou a desejar, é uma atriz conscienciosa, engraçada e possui excelente voz. Ainda destacamos a interessante Maria Lino, sempre com um sorriso malicioso nos lábios e desempenhando os seus papéis com muita arte. Esta atriz poderá mesmo fazer parte de uma constelação...

Não nos esqueceremos ainda de Estephânia Louro, Felicidade, Louro, Nóbrega, Serra, Afonso de Oliveira, Ernesto Silva e Álvaro Colás que foram bom nos diversos papéis.

A orquestra regida pelo maestro Capitani portou-se valentemente. Os cenários apesar de um tanto sovados ainda fazem vista e os vestuários são de primeira ordem.

O Theatro achava-se completamente cheio o que de certo agradou aos empresários Silva Pinto e Pepa Ruiz. Os nomes de Pepa, Brandão e Machado, nos programas, contribuem largamente para enchentes extraordinárias.

Continuamos a recomendar ao público de Nictheroy a companhia do Recreio que é a única que até hoje tem aqui levado o seu repertório tal qual ele é, com toda a pompa, sem pensar no gasto pecuniário que só sabe avaliar quem convive com os artistas e com os empresários teatrais.


"Tim-Tim por Tim-Tim", do português Souza Bastos

A primeira montagem de "Tintim por Tintim" correu o Brasil, apresentando-se em diversos teatros existentes. Posteriormente, o texto desta revista portuguesa foi o mais remontado no País por grupos brasileiros, durante anos e anos. A grande "vedete" dessa revista era Pepa Ruiz, que era casada com Souza Bastos e que acabou por se especializar em personagens típicas brasileiras.

Souza Bastos
O espetáculo apresenta fantasia, alusões sexuais, duplos sentidos eróticos e nenhuma crítica social ou a políticos. O texto era somente pretexto para o desfile de mulheres. Esta proposta está claramente definida em uma das falas do personagem Lucas, o compère português, no famoso quadro da Cozinha Dramática que inaugurou a moda de colocar lindas mulheres vestidas de sal, pimenta e comidinhas diversas. O texto sofreu inúmeras modificações ao longo de todos esses anos, consoante o lugar e a época em que era representada. Mas a sua estrutura básica manteve-se.


Pepa Ruiz

Pepa Ruiz
Espanhola de nascimento e radicada no Brasil, Pepa Ruiz (1859-1923) foi a primeira grande vedete do teatro de revista à portuguesa, onde estreou em 1875. Sua carreira esteve ligada desde cedo ao grande empresário, ator e dramaturgo português Sousa Bastos, com quem viveu e trabalhou ininterruptamente durante aproximadamente vinte anos. Para além de encabeçar, entre 1902 e 1923, os elencos de algumas das maiores produções musicais do movimento de independência do teatro brasileiro - face ao domínio europeu do século dezenove -, a atriz protagonizou a obra-prima "A Capital Federal" do jornalista e dramaturgo maranhense Artur Azevedo. Pepa Ruiz foi diversas vezes homenageada no Brasil antes de sua morte, em 1923, com 63 anos."


Com informaçõs da Coluna 'Pelos Bastidores', de MTJ, em 'O Fluminense' (23/08/1900)
Pesquisa e edição de Alexandre Porto.


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Publicado em 18/11/2021

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