Como parte da programação do Festival de Música Instrumental, promovido pelo Centro de Artes UFF em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o Teatro Municipal de Niterói recebe na terça-feira, 09 de agosto de 2016, às 18h, um espetáculo histórico unindo duas das mais tradicionais bandas do gênero no Brasil: Azymuth e Banda Guanabara. A entrada é gratuita.

O Festival, que acontece de 3 a 10 de agosto, vai reunir grandes nomes da música brasileira, tais como Wagner Tiso, Azymuth, Marcel Powell, Dino Rangel, entre outros. O multi-instrumentista e compositor Hermeto Paschoal – que completou 80 anos de idade este ano, será o grande homenageado do festival.


Azymuth

Clique para ampliar
A Azymuth, que hoje tem em sua formação Ivan Conti (bateria), Alex Malheiros (baixo) e Kiko Continentino (teclado), é uma das bandas mais influentes do Brasil e, em sua carreira, que se estende por mais de 45 anos, possui mais de 30 álbuns lançados. A banda já se apresentou em todos os continentes do mundo. Combinando soul, funk e jazz com o samba, o Azymuth é responsável por criar um som e estilo próprio que deram o nome de "Samba doido".

Na década de 1960, no Rio de Janeiro, a cena da Bossa Nova e do Jazz estava emergindo. Nesse contexto, José Roberto Bertrami, Ivan Conti e Alex Malheiros decidiram começar a gravar juntos, usando o nome Projeto3. No início dos anos 70, o trio foi convidado para gravar um LP da trilha sonora que homenageava o grande piloto de Fórmula 1 brasileiro, Emerson Fittipaldi. Após o sucesso desse projeto, eles perguntaram se poderiam usar o nome de uma das faixas ("Azimuti") do disco, como o nome da banda.

A primeira gravação do Azymuth foi um compacto de quatro faixas pela Polydor. A partir de então, seguiram para a gravação do primeiro LP do trio. O segundo LP, "Águia Não Come Mosca" foi um sucesso maior ainda. Com o espaço alcançado graças ao trabalho produzido pelo selo norte-americano Milestone Records Milestone, a banda acabou por se estabelecer como uma das maiores bandas de jazz do mundo.

Desde 1996, quando o disco "Carnival" foi lançado, o som da Azymuth vem ganhando uma nova geração de fãs por todo o mundo. Através de seus shows energéticos e de remixes produzidos por alguns dos maiores produtores do mundo, eles se tornaram, mais uma vez, uma força importante na cena jazz underground.


Banda Guanabara

Clique para ampliar
A Banda Guanabara, formada por Nema Antunes (contrabaixo), Marco Brito (teclado), Leo Amuedo (guitarra), Teo Lima (bateria) e Marcelo Martins (saxes), instrumentistas consagrados no Brasil e no exterior, apresenta um repertoria acurado, fruto da nítida paixão dos integrantes pela música e da dedicação, de cada um, pelos seus respectivos instrumentos.

Esses artistas, que muitas vezes não recebem o reconhecimento merecido, sobrevivem do ofício de tocar. Gravam, acompanham cantores, estudam, ensinam e compõem. Lutam para mostrar sua arte e fazem isso pelo prazer de serem músicos e pela capacidade de encantar plateias por todos os lugares que passam.

O grupo, que acompanha Ivan Lins em shows e gravações, lançou, em 2013, o CD instrumental “Banda Guanabara”, registrando diversas composições do artista. Para gravar buscaram, então, algumas músicas bem conhecidas, todas da parceria de Ivan com Vitor Martins: “Novo Tempo”, “Velas Içadas”, “Bilhete”, “Roda Baihana” e “Dinorah, Dinorah”; além de outras quatro quase desconhecidas. O acerto da seleção do repertório está refletido em cada um dos arranjos que tocam, todos concebidos pelos cinco músicos.


Serviço

Azymuth e Banda Guanabara
Festival de Música Instrumental
Data: Terça-feira, 09 de agosto de 2016
Horário: 18h
Entrada Franca
Classificação Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...