Em homenagem aos 80 anos de vida do multi-instrumentista, compositor e mestre da improvisação Hermeto Pascoal, a Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro Municipal de Niterói, apresenta, de 26 de outubro a 30 de novembro de 2016, a exposição "Hermeto Pascoal 80 Anos", que tem a curadoria de Teca Nicolau. Durante a abertura da mostra, que acontece no dia 25 de outubro, às 20h, o artista lança e autografa seu mais novo DVD, intitulado "Hermeto Brincando de Corpo e Alma".

A mostra, um projeto idealizado pela Vestar Criações Artísticas e Culturais.

    "A exposição conta um pouco da história, genialidade e irreverência de Hermeto, compositor, arranjador e multi-instrumentista brasileiro que toca acordeão, flauta, piano, saxofone, trompete, bombardino, escaleta, violão e diversos outros instrumentos musicais.

    Ímpar em seu processo criativo e de manifestação musical, a todo momento registra composições em quaisquer objetos ao alcance de suas mãos (panelas, revistas, bacias, tampas de vasos sanitário, toalhas, bule, chapéu, bandejas, pratos, copos e até paredes), tornando-os como bases para partituras com a mesma habilidade que extrai sons e notas melódicas de objetos inusitados.

    Em "Hermeto Brincando de Corpo e Alma", o artista mostra o que sempre falou, o corpo é vários instrumentos musicais, ele extrai sons do seu corpo pelo som da fala, pelo o ritmo do seu coração, barba, cabelos fazem sons imaginários. Explorar o seu corpo como descontração ele faz com o seu corpo e alma uma verdadeira viagem sonora."


    Fabio Pascoal






Hermeto Pascoal

Nascido em Olho d'Água e criado em Lagoa da Canoa (estado de Alagoas), em 22 de junho de 1936, Hermeto Pascoal teve uma infância bem humilde. Filho de Vergelina Eulália de Oliveira e Pascoal José da Costa, desde pequeno esteve em contato constante com a natureza e, consequentemente, teve o lado criativo e musical aflorado.

A partir de um cano de mamona de jerimum (abóbora), fazia um pífano e ficava tocando para os passarinhos. Ao ir para a lagoa, passava horas tocando com a água. O que sobrava de material do seu avô ferreiro, ele pendurava num varal e ficava tirando sons. Até o acordeão de 8 baixos de seu pai, de sete para oito anos, ele resolveu experimentar e não parou mais. Isso explica as suas referências, que, ao contrário da maioria dos artistas, não apontam para os grandes ícones e sim para a natureza e para a sua própria família.

Atualmente, com o desenvolvimento de seu talento nato, o poli-instrumentista é famoso por fazer algo que já o fascinava desde pequeno: conseguir extrair música boa de qualquer coisa, desde chaleiras e brinquedos de plástico até a fala das pessoas. Entretanto, a trajetória rumo ao sucesso não foi fácil, nem rápida. Durante os seus mais de 60 anos de carreira, Hermeto já trabalhou em diversas rádios, tocou em casas noturnas e gravou músicas em parceria com diferentes artistas. Um artista completo e instigante.


Ficha Técnica

Projeto: Vestar Criações Artísticas e Culturais
Curadoria: Teca Nicolau
Designer Gráfico: Eliezer André
Execução: Nildo Manhães


Serviço

Exposição "Hermeto Pascoal 80 Anos"
Abertura: 25 de outubro às 20h
Visitação: 26 de outubro a 30 de novembro de 2016
Horário: De terça a sexta de 10 às 18h, sábados e domingos de 10 às 18h
Entrada Franca
Classificação Livre

Sala Carlos Couto - anexa ao Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...