Na última terça-feira de maio, dia 30, às 19h, o Teatro Municipal de Niterói vai receber mais um espetáculo da 9ª edição do
Ciclo de Leituras Dramatizadas, promovido pela ATACEN: o espetáculo
A Pena e a Lei, baseado na obra de Ariano Suassuna. Classificação indicativa livre, entrada franca.
A Obra
|
Clique para ampliar. |
O texto é baseado na cultura popular nordestina, na literatura de cordel, nas festas, mamulengos e nos cantadores. Os personagens, estereotipados e com forte influência da commedia dell'arte e do teatro medieval, representam gente do povo e o jogo de poder entre as diferentes classes sociais.
A Pena e a Lei é uma farsa da moralidade, uma tragicomédia, que apresenta a disputa dos homens pelas mulheres e pelos bens materiais, enganando uns aos outros, usando de poderes e outras táticas para alcançarem seus objetivos.
O Autor
Professor, dramaturgo e romancista, Ariano Suassuna nasceu no ano de 1927 em Nossa Senhora das Neves (atual João Pessoa, Paraíba). Membro da Academia Brasileira de Letras, Ariano foi o idealizador do Movimento Armorial, lançado no Recife em 1970 com o objetivo de, nas palavras do próprio autor,
"realizar uma arte erudita brasileira a partir das raízes populares da nossa cultura". Autor de obras como
Auto da Compadecida e
O Romance d'A Pedra do Reino, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil. Ariano morreu no dia 23 de julho de 2014, no Recife.
Serviço
"A Pena da Lei", de Ariano Suassuna
9º Ciclo de Leituras Dramatizadas
Data: Terça-feira, 30 de maio de 2017
Horário: 19h
Duração: 80min
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca (Sujeito à lotação do teatro)
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624
|
Clique para ampliar. |
Tags: