Tem sido sem dúvida alguma sentida a ausência do insigne trágico Brasileiro na cena Nictheroyense, porém, se por um lado, nós temos sentido essa ausência, por outro devemos admirar os esforços que ele tem empregado para o progresso das obras do Theatro, que se chamará 'de Santa Thereza'.

E com efeito grande tem sido nossa admiração em vermos os trabalhos rápidos que ali tem havido: o que tudo nos faz crer que ainda este ano teremos de ver no palco cênico do Theatro Nictheroyense o discípulo de Talma.

"Interpretando os movimentos d'alma,
Exprimindo as paixões de humana espécie.
Dando vida as ficções da poesia!"


O Sr. João Caetano dos Santos não se tem poupado a fadigas, nem trabalhos, contanto que as obras do Theatro progridam, contanto que ele ainda este ano possa entrar de novo na cena.

Nós, com prazer, vemos aproximar-se esse tempo em que de certo o Sr. João Caetano tem de principiar a sua carreira dramática em Nictheroy, pois que em um Theatro, qual o que havia, impossível lhe era dirigir trabalhos para o aperfeiçoamento da arte dramática, pôr em cena peças aparatosas, etc.

Se nós nos regozijamos de ver o Artista Brasileiro no Theatro de Nictheroy, nosso coração se oprime quando lançando nossas vistas para o grande Theatro de S. Pedro, ali vemos o estrangeiro tirando o direito que compete ao Brasileiro!

Porém a isto alguém dirá - e o gênio do Sr. João Caetano? - e nós perguntaremos - quereis por ventura que o filho da terra, o gênio da pátria, o rei da cena, humilhe-se ao estrangeiro para mendigar pão?!

Não! O Sr. João Caetano nunca chegará a esse ponto, para lá chegar a estrada é árdua e espinhosa; e em cada Brasileiro encontra ele firme coluna para o sustentar.

Editorial, Correio Oficial da Província do Rio de Janeiro, 17 de outubro de 1842

Pesquisa e edição: Alexandre Porto


Tags:






Publicado em 24/08/2021

Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Os Bonitos homenageiam a Jovem Guarda no Municipal Sábado, 11 de maio
Um Brinde à Poesia na Sala Carlos Couto Sábado, 11 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966