Na terça-feira, dia 19 de setembro, a partir das 20h, a Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro Municipal de Niterói, abre suas portas para mais uma apresentação do Clube do Choro de Niterói, que irá apresentar "Verde e Rosa Instrumental", uma homenagem à Mangueira, escola de samba que leva em seu nome a figura de uma árvore e que deu tantos frutos para a Música Popular Brasileira.
Fundada em abril de 1928, a Estação Primeira de Mangueira revelou compositores como Cartola, Carlos Cachaça e Babaú, todos nascidos no morro homônimo onde se localiza a escola de samba. Mas a Verde-e-Rosa atraiu inúmeros outros bambas de “fora”, formando um ambiente musical de interação entre o morro e a cidade.
O quarteto de bambas que comanda a festa é formado por Paulinho Bandolim (bandolim), Eduardo Jones (cavaquinho), Leo Fernandes (violão de 7 cordas) e Diogo Barreto (pandeiro).
|
Clique para ampliar. |
Paulinho Bandolim - bandolim
Fundou o grupo de choro Café Brasil com o qual lançou o disco “Em Terra de Araribóia” em 2013. Representou o Brasil no “HIFA 2007” (Harare International Festival of Arts) no Zimbabue com o duo Focando em Cordas. Participou do projeto “Turunas Cariocas” em Petrolândia-PE, terra natal do violonista João Pernambuco. Venceu o concurso “Jovens Bambas do Velho Samba” em 2010, 2013 e 2014 acompanhando os cantores Maria Menezes, Inácio Rios e Anderson Vaz respectivamente. Em 2009 passou a integrar a Ala de Compositores da Estação Primeira de Mangueira onde venceu o concurso de samba-enredo nos anos de 2010, 2015 e 2016.
Eduardo Jones - cavaquinho
Apaixonado por choro e samba, segue tocando seu cavaquinho desde 1982 e já tocou com vários músicos, tais como: Aecio Flavio, Mario Pereira, Otaviano Pitanga, Luiz Roberto, Sivuca, Paulo Moura, Zé da Velha, Silverio Pontes, Nelson Sargento, Monarco, etc... Fundou o grupo Cia do Choro. Parceiro de Nelson Sargento – Diz Qui Tá e Canta Meu Povo (inéditas). Tocou no carro de som da Portela, no 1º ensaio técnico do Sambódromo e na Noite das Campeãs em 1984. Participou do embrião do Clube do Choro de Niterói em 2013, na Cantareira.
Leo Fernandes - violão de 7 cordas
Integrante do Grupo Café Brasil, que lançou em 2013 o cd “Em terra de Araribóia”, com participações de Ronaldo do Bandolim, Silvério Pontes, entre outros grandes nomes do choro, contendo ainda texto de Zé Paulo Becker. Foi integrante do Trio de Couro e Cordas, com o qual participou de duas turnês pela Noruega. Com o Duo Focando em Cordas representou o Brasil no HIFA, festival internacional de artes no Zimbabue, África. Acompanha atualmente cantores da nova geração do samba, como Mingo Silva, André da Mata e João Martins. Participou de alguns projetos de samba, onde acompanhou artistas como Luiz Carlos da Vila, Diogo Nogueira, Monarco e Almir Guineto.
Diogo Barreto - pandeiro
Aos 18 conheceu o músico Silvério Pontes, que lhe apresentou ao choro. Apresentou-se no Democráticos, tradicional casa da Lapa, com Marcos Sacramento, Zé da Velha e Silvério Pontes. Acompanhou diversos sambistas como Monarco, Sombrinha, Wanderlei Monteiro e Luiza Dionizio, com quem participou dos programa Som Brasil em homenagem ao cantor e compositor Arlindo Cruz. Atualmente se apresenta em importantes casas noturnas do Rio de Janeiro integrando o grupo dos cantores Taís Macedo e Roberta de Recife, entre outros.
O Clube do Choro de Niterói
A música niteroiense sempre foi motivo de orgulho para a cidade, que sempre possuiu notória vocação para cultivar o choro, revelar e abrigar grandes músicos e compositores deste gênero. O Clube do Choro de Niterói é um movimento criado com a ideia de incentivar a disseminação deste que é considerado o primeiro gênero musical urbano brasileiro. Sua fundação ocorreu em 28 de janeiro de 2013, com a presença dos músicos Paulinho Bandolim (bandolim), Leo Fernandes (violão de 7 cordas), Felipe Reis (violão), Diogo Barreto (pandeiro), Phelipe Ornellas (cavaquinho), Eduardo Jones (cavaquinho), Marcílio Lopes (bandolim), Wellington Krepke Duarte (violão de 7 cordas), Denise Coimbra (violão).
Serviço
Clube do Choro de Niterói
"Verde e Rosa Instrumental"
Data: Terça-feira, 19 de setembro de 2017
Horário: 20h
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Sala Carlos Couto
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2719-9639
|
Clique para ampliar. |
Tags: