Na próxima quarta-feira, dia 15 de novembro de 2017, às 19h30, o Teatro Municipal irá realizar a exibição de "Pitanga", documentário de Beto Brant e Camila Pitanga.
A obra investiga o percurso estético, político e existencial do ator Antônio Pitanga que, dirigido por grandes cineastas – como Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr. –, foi destaque em alguns dos momentos de maior inquietação artística do cinema brasileiro, o Cinema Novo.
O baiano quase naturalizado carioca Pitanga ganhou o apelido após interpretar um personagem com esse nome no longa-metragem "Bahia de Todos os Santos" (1960), dirigido por Trigueirinho Neto. Através de suas interpretações históricas em mais de 60 filmes - além de séries para a televisão e novelas, construiu uma narrativa própria e interviu na realidade de um mundo de lutas sociais e políticas sem ser militante, tornando-se uma figura marcante para o movimento negro nacional, sempre conquistando fãs, mulheres e amigos e sem nunca perder o bom-humor.
Os diretores apresentam o legado e a rica trajetória do ator através de conversas e entrevistas entremeadas por trechos de produções teatrais e cinematográficas dos quais participou, resultando em um verdadeiro mergulho na história cultural e social do Brasil.
Ficha Técnica
Título: Pitanga
Data de lançamento: 15 de outubro de 2016 (mundial)
Direção: Camila Pitanga, Beto Brant
Roteiro: Camila Pitanga, Beto Brant, Marçal Aquino, José Carlos Avellar, Juliana Munhoz, Xarlô
Produção: Beto Brant, Renato Ciasca
Serviço
Local: Teatro Municipal de Niterói
Data: 15 de novembro
Horário: Quarta às 19h30
Preço: Gratuito (Sujeito à lotação do teatro)
Duração: 110 min
Classificação indicativa: Livre
|
Clique para ampliar. |
Tags: