Reunindo o melhor do jazz instrumental brasileiro no palco do Teatro Municipal de Niterói, o Blues & Jazz Festival acontece em três dias, com uma apresentação por dia, sempre às 20h. O violonista e compositor Yamandu Costa é responsável por abrir o Festival.

Nascido em Passo Fundo em 1980, Yamandu começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo "Os Fronteiriços". Até os 15 anos, sua única escola musical foi a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Ao longo da adolescência, foi buscando outras referências como Baden Powell, Tom Jobim e Raphael Rabello. Desde os 17 anos, quando se apresentou pela primeira vez, Yamandú Costa surpreende e encanta com o caráter performático de suas apresentações, quando as cordas do violão é que dominam seus dedos, e todo o corpo do músico vibra com seu instrumento. Yamandú toca de choro a música clássica brasileira, mas também é um gaúcho cheio de milongas, tangos, zambas e chamamés. Hoje, o violonista é visto como uma das principais revelações da música instrumental brasileira.

No dia 15, sexta, a apresentação do festival fica a cargo de Leo Gandelman, acompanhado do trio Eduardo Farias (teclados), Alberto Continentino (baixo) e Cassius Thepersson (bateria). Em um show interativo, Leo não tem medo de mergulhar em conversas com o público, que costuram o repertório de canções autorais e grandes clássicos que inspiram o músico. Leo Gandelman já participou de mais de 1000 discos, trabalhando com praticamente todos os grandes nomes da música popular brasileira em 30 anos de carreira.

Por fim, o Hamilton de Holanda Trio encerra o Festival com uma grande apresentação. Resultado da mistura de três memórias musicais, o trio reúne Hamilton de Holanda (bandolim 10 cordas), Guto Wirtti (contrabaixo) e Thiago da Serrinha (percussão), o que resulta em uma peculiar mescla de raízes, frutos e vivências em uma identidade marcante. Com interpretações emblemáticas, o grupo tornou-se conhecido com seu primeiro álbum, "Trio", composto por faixas de fox-fado, afro-sambas, caprichos e mais. "Trio" ganhou o 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria "melhor instrumental: solista" e foi indicado ao Grammy Latino na categoria "melhor álbum instrumental". A carreira do trio também conta com um álbum em homenagem a Chico Buarque e o terceiro lançamento "Jacob 10ZZ", que mostra a semelhança entre o choro e o jazz através da obra de Jacob do Bandolim.

Com realização da Prefeitura Municipal de Niterói, e apoio da Lei de Incentivo a Cultura de Niterói e NELTUR, o Niterói Blues & Jazz Festival conta também com o patrocínio do Complexo Hospitalar de Niterói.

SERVIÇO
Ingresssos esgotados para apresentação de Yamandu Costa
Niterói Blues & Jazz Festival
Data: de 14 a 16 de novembro de 2019, quinta a sábado
14 quinta: Yamandu Costa - Esgotado
15 sexta: Leo Gandelman
16 sábado: Hamilton de Holanda
Horário: 20h
Ingresso: R$60 (a inteira)
Classificação indicativa: Livre
Teatro Municipal de Niterói
Rua Quinze de Novembro, 35, Centro, Niterói


Tags:






Publicado em 2019-11-14

Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Um Brinde à Poesia na Sala Carlos Couto Sábado, 11 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...