A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói apresenta o novo espetáculo “Histórias não contadas”, com direção e concepção da Fabiana Nunes, nos dias 21 e 22 de agosto, às 18h, no Theatro Municipal de Niterói.

A apresentação convida o espectador a participar das narrativas autorais dos bailarinos, que de uma forma poética, evidencia a coletividade, a potência e a beleza do trazer à tona o que cada corpo tem a dizer. A Potência de existir, ressurgir, transgredir a ordem, o modo de pensar e fazer os movimentos do corpo e suas ideias são presentes na cena. Essas múltiplas vozes em coletivo resgatam memórias sensoriais e afetivas que os corpos trazem ao longo da vida.

É evocado a ancestralidade, a conexão com a força da natureza, a espiritualidade, a potência que existe em cada individuo quando conectados com a própria história.Trata-se de um espetáculo de dança contemporânea, que tem como proposta de criação a ‘descolonização’ dos corpos e suas vontades, demonstrando o que esse corpo gostaria de falar.

O roteiro foi se construindo ao longo do processo de criação, a partir dos estímulos de troca entre os intérpretes e a diretora, onde desejos individuais emergiam e o atravessamento dessas falas desembocaram na costura do espetáculo, que está inserida na atual realidade que a humanidade atravessa, a crise social e ambiental. O plástico, principal objeto em cena, remete a várias alusões, como uma grande placenta, a poluição dos mares e a importância do respirar.

Apesar de todas as adversidades, do momento de escassez em que as pessoas vivem, a escolha da diretora para a obra foi exaltar a abundância, a vida. A trilha sonora, composta exclusivamente para o balé pelo niteroense João Pinaud, que acompanhou o processo de criação, foi parte fundamental para complementar a força que esse coletivo de bailarinos leva para a cena.

Ficha técnica

Concepção e direção - Fabiana Nunes
Trilha musical - João Pinaud
Iluminação - Vilmar Olos
Figurino - Marta Reis
Projeto Gráfico - Karla Kalife
Trancista - Anderson Carvalho
Fotos - Luiz Kerche

Intérpretes bailarinos - Alex Sena, Carolina Martins, Diego Cruz, Gilson Paixão, Isa Kokay, Jeanete Guenka, João Corrêa, Lara Benevides, Mirna Nijs e Simone Lorenzi.

Todos os protocolos sanitários são adotados, como aferição de temperatura, presença de totem de álcool em gel e tapetes de higienização, obrigatoriedade do uso de máscaras e capacidade reduzida do local. O acesso ao espaço apenas acontecerá mediante o cumprimento das normas de segurança indicadas nos cartazes e banners.


A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói

Considerada uma das companhias públicas de dança mais importantes e atuantes do Brasil, a Cia foi fundada em 1992, por iniciativa de um grupo de bailarinos da cidade, que objetivava a existência de um importante núcleo oficial de trabalho para bailarinos, professores, coreógrafos e demais profissionais ligados ao universo da dança.

Seguindo a linha contemporânea, a o grupo vem ao longo de sua existência apresentando trabalhos assinados por coreógrafos expressivos do universo da dança, tais como: Rodrigo Moreira, Renato Vieira, Vasco Wellenkamp, Rodrigo Negri, Luis Arrieta, Roberto Oliveira, Rodrigo Pederneiras, Henrique Rodovalho, Luiz Fernando Bongiovanni, Ana Vitória, Jorge Garcia, Clébio Oliveira, André Mesquita entre outros.

Valorizada, recuperada e exemplo do compromisso da gestão municipal com a arte, a Cia de Ballet de Niterói vive, desde 2013, um caminho de avanços, com sede própria, patrocínio, produzindo espetáculos de muita qualidade e lotando plateias por onde passa, no Brasil e exterior.

Ao longo dessas quase três décadas, 111 bailarinos passaram pela Cia, além de dezenas de figurinistas, cenógrafos e iluminadores. Neste período, foram criadas mais de 50 obras coreográficas e houve apresentações em mais de 70 cidades pelo Brasil e pelo mundo.


SERVIÇO

Companhia de Ballet da Cidade de Niterói em "Histórias não contadas"
Datas: 21 e 22 de agosto de 2021
Hora: Sábado e domingo, às 18h
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: Livre

Valor de ingresso: Uma lata de leite em pó que será doado para a Casa Maria de Magdala. Aquisição do ingresso gratuito de forma online pelo site e app da Sympla. Validação mediante entrega da doação no dia do espetáculo. Limitado a lotação de 100 lugares.

Local: Theatro Municipal de Niterói
End: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624


Tags:






Publicado em 30/07/2021

Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...