O Theatro Municipal de Niterói recebe em seu palco, no mês de setembro, o cantor Claudio Lins para uma visita à obra teatral do compositor Chico Buarque. Acompanhado pelo pianista Heberth Souza, Lins volta ao palco mais tradicional de Niterói nos dias 10 e 11, sexta e sábado, às 19h.

O teatro brasileiro sempre esteve acompanhado de grandes compositores para criar suas trilhas sonoras, e isso desde o Teatro de Revista, ainda no século XIX. Mas quando pensamos na história do teatro musical brasileiro contemporâneo, ninguém tem uma produção musical mais significativa que Chico Buarque.

Foto de Barbara Furtado
Ainda na faculdade, musicou a monumental obra Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. Depois, vieram clássicos como Roda Viva, Calabar, Gota D’água, Ópera do Malandro, O Corsário do Rei, Cambaio, além dos balés O Grande Circo Místico (que posteriormente viraria musical e filme) e Dança da Meia-Lua.

Nessa homenagem a Chico Buarque e sua obra composta para os palcos, o ator e cantor Claudio Lins traz um minucioso trabalho de pesquisa para montar um dos repertórios mais ricos do nosso cancioneiro, em canções inesquecíveis compostas especialmente para peças musicais ou balés, onde cada música carrega sua própria história e histórias de seu tempo e de seus intérpretes.

Assim, vamos conhecer mais sobre o espetáculo Gota Dágua e sobre sua protagonista Bibi Ferreira, antes de entrar em contato com letras e melodias tão intensas. Ou entender os dramas e as polêmicas em torno da mega-produção O Corsário do Rei, antes de ouvirmos algumas de suas canções mais marcantes. E constatar como muitas das canções da Ópera do Malandro se tornaram grandes sucessos da obra de Chico Buarque.

No palco, além de cantar, Claudio imprime toda a sua vivência de ator de teatro, cinema e televisão para, sutilmente, encarnar personagens masculinos e femininos sem nenhum pudor. E ao cantar "Viver de amor", da Ópera do Malandro, aproveita para homenagear sua mãe Lucinha Lins, que encarnou a personagem Vitória Régia numa grande montagem em 2003.

CHICOTEATRO - Claudio Lins canta Chico Buarque estreou em Outubro de 2020, a convite do Teatro Prudential, no Rio de Janeiro. No show, Claudio Lins estará acompanhado do pianista Heberth Souza, que também assina os arranjos em parceria com Claudia Elizeu. A produção fica a cargo de Maria Braga.


Protocolos sanitários:

O protocolo de segurança foi elaborado seguindo todas as recomendações da Secretaria Municipal das Culturas e Fundação de Arte de Niterói, em conformidade com o decreto municipal Nº 13.804/2020. O compromisso é com o bem-estar e a saúde do público, colaboradores e dos artistas que passam pelo Theatro Municipal de Niterói.

- A entrada e a saída do público são feitas por ambas as entradas do espaço, com a fila demarcada, respeitando as medidas de distanciamento social, a fim de evitar aglomerações. As entradas são abertas 15 minutos antes do início do espetáculo e fechadas 15 minutos após o término;
- A temperatura do público é aferida na entrada e, caso esta temperatura esteja acima de 37,2ºC, a pessoa não pode entrar no teatro;
- Todas as dependências têm a sinalização de dispensadores e borrifadores com álcool 70 e tapetes de higienização;
- O acesso ao espaço apenas acontecerá mediante o cumprimento das normas de segurança indicadas nos cartazes e banners;
- É obrigatório o uso de máscaras pelo público durante todo o tempo de permanência nas dependências do teatro;
- Os assentos das cadeiras estão isolados para que haja o distanciamento de 2 metros entre cada espectador;
- No foyer, a presença está limitada a 04 pessoas.


SERVIÇO

Chicoteatro: Claudio Lins canta Chico Buarque
Data: 10 e 11 de setembro de 2021
Horário: Sexta e sábado às 19h
Ingresso: R$ 40,00 (inteira)
Duração: 75m
Classificação etária: livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói-RJ
Tel: (21) 2620-1624


Tags:






Publicado em 27/08/2021

Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...