O Grupo Matriarcas do Samba é formado pelas filhas de Zé Keti e Candeia, e pelas netas de Cartola e Clementina de Jesus

Nessa nova fase, ainda em meio à pandemia da COVID-19, mas já com a presença de público e seguindo rigorosos protocolos, o Theatro Municipal João Caetano tem a alegria de abrir suas cortinas para a história do Samba brasileiro que nos brinda o grupo 'Matriarcas do Samba'. Essa noite de gala acontece no sábado, 25 de setembro, às 19h.

Elas trazem o samba no DNA e suas histórias familiares ajudaram a compor a história da MPB e da cultura popular. Descendentes diretas de uma ilustre linhagem de sambistas, elas decidiram se unir nos palcos e criaram o grupo Matriarcas do Samba.

Inspirado na obra, nas lutas e conquistas de seus pais e avós, o grupo é formado por Nilcemar Nogueira, Geisa Keti, Vera de Jesus e Selma Candeia, que são, respectivamente, neta de Cartola, filha de Zé Keti, neta de Clementina de Jesus e filha de Candeia. No espétáculo do Municipal, o grupo conta com as partiipações mais do que especiais de Marquinhos Diniz e Tia Surica.

Foto de Diego Mendes
A estreia do quarteto aconteceu em 22 de maio deste ano, com show no Museu do Samba e transmissão pelo canal Fita Amarela, no Youtube. No repertório, clássicos como "A voz do morro", "Alvorada", "Preciso me encontrar" e "Não vadeia Clementina". E ainda sucessos de Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila e Xande de Pilares, entre outros partideiros. Sambas-enredos antológicos e sambas de terreiro também terão espaço no roteiro.

"No palco vamos cantar e contar a história do samba por meio do legado de nossas famílias. Desde Tia Ciata, matriarca fundamental para o surgimento e proteção do samba carioca, aos tempos em que o gênero dialoga com o Cinema Novo, critica a ditadura e as desigualdades e se legitima no cenário cultural e musical do Brasil, de maneira sempre atual e pulsante.

O Matriarcas do Samba é mais do que um grupo musical, é uma forma de levar à frente lutas que vão além da cultura e da arte - como o combate ao racismo e a valorização das mulheres", explica Nilcemar Nogueira, 61 anos, neta de Cartola, fundadora do Museu do Samba e idealizadora do grupo.

Para Geisa Keti, 58 anos, filha do autor de "Opinião" e "A voz do morro", o novo conjunto a entusiasma porque vai "fortalecer a presença da mulher no samba e preservar e difundir a história de nossos pais para as novas gerações". Acostumada a cantar 'sem compromisso' em rodas de samba da cidade, Geisa faz planos de incluir canções 'quase inéditas' de Zé Keti nas apresentações.

"Papai compôs 'Quero morrer na Portela' e 'Clementina de Jesus no vale dos orixás' para projetos muito específicos e, por isso, as músicas são desconhecidas do grande público; é hora de tirá-las do baú", revela.

Quando mais jovem, Vera de Jesus, 60 anos, chegou a dar tímidas palinhas em shows de sua avó Clementina. Também participou de um grupo musical, mas achava que não seria cantora. Até que, em 2015, se lançou na carreira, interpretando sucessos da 'rainha do partido alto' e composições próprias. "Fiquei muito feliz com o convite para integrar o grupo; minha vó é minha musa inspiradora e fico feliz em retomar seu legado e mostrar quem foi Clementina de Jesus para o samba e a cultura do país", conta Vera.


Protocolos sanitários:

O protocolo de segurança foi elaborado seguindo todas as recomendações da Secretaria Municipal das Culturas e Fundação de Arte de Niterói, em conformidade com o decreto municipal Nº 13.804/2020. O compromisso é com o bem-estar e a saúde do público, colaboradores e dos artistas que passam pelo Theatro Municipal de Niterói.

- A entrada e a saída do público são feitas por ambas as entradas do espaço, com a fila demarcada, respeitando as medidas de distanciamento social, a fim de evitar aglomerações. As entradas são abertas 15 minutos antes do início do espetáculo e fechadas 15 minutos após o término;
- A temperatura do público é aferida na entrada e, caso esta temperatura esteja acima de 37,2ºC, a pessoa não pode entrar no teatro;
- Todas as dependências têm a sinalização de dispensadores e borrifadores com álcool 70 e tapetes de higienização;
- O acesso ao espaço apenas acontecerá mediante o cumprimento das normas de segurança indicadas nos cartazes e banners;
- É obrigatório o uso de máscaras pelo público durante todo o tempo de permanência nas dependências do teatro;
- Os assentos das cadeiras estão isolados para que haja o distanciamento de 2 metros entre cada espectador;
- No foyer, a presença está limitada a 04 pessoas.


SERVIÇO

Matriarcas do Samba
Data: 25 de setembro de 2021
Horário: Sábado às 19h
Ingresso: R$ 40,00 (inteira)
Duração: 90m
Classificação etária: livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói-RJ
Tel: (21) 2620-1624


Tags:






Publicado em 30/08/2021

Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...