Uma Noite de Arte no Theatro Municipal

Promete ser muito interessante a audição de piano que realizará, na próxima quarta-feira, 18 de abril de 1928, às 8 1/2 horas da noite, no Theatro Municipal de Niterói, a senhorita Raymunda Vianna, discípula das mais distintas do curso do Conservatório de Música de Niterói, da classe do Maestro Hernani Bastos. É uma forma elegante de tornar conhecido do público o progresso dos estudiosos e notadamente dos que vão vencendo na arte dificílima de Bethoven e de Lizt.

A senhorita Raymunda Vianna tem dado exuberantes provas do seu grande talento artístico e raro gosto pela música, sendo digna de toda admiração e do apoio do nosso público. Por certo este não lhe faltará, tamanho é o interesse que a culta sociedade niteroiense vem demonstrando pelas coisas de arte. Assim é de esperar que a festa artística da talentosa senhorita atraia ao nosso teatro, extraordinária concorrência.

Eis o programa do recital:

1ª parte:
Beethoven, Sonata
Raff, La Fileuse
Moskowski, Arabesca
10 minutos de inervalo
2ª parte:
Paderewski, Minueto.
Grieg, Papillons.
Cremer, Estudo Chopin, Polonaise.



Resenha Pós Espetáculo 'A Gazeta de Notícias', 19 de abril de 1928

O concerto da senhorita Raymunda Vianna afirmou com brilho, ontem, perante o numeroso e seleto público que afluiu ao Theatro Municipal de Niterói, para assistir ao seu primeiro concerto.

A jovem pianista patrícia tem muito temperamento e a sua sensibilidade é tão rica quão delicada. No seu primeiro contato com o público, circunstância, aliás, em que a ação de qualquer artista deve ser julgada dentro dos diversos fatores de relatividade, ela soube portar-se com uma firmeza pouco vulgar.

O seu poder interpretativo é bem acentuado, com uma variedade apreciável de coloridos. Mais um pouco de experiência para o aperfeiçoamento integral da técnica, e será uma artista de 'escol'. Isso virá com o tempo.

Todo o programa, que apresentava dificuldades e no qual se liam os nomes de Beethoven, Moskowski, Grieg, Paderewski, Raff e Chopin, foi executado com elegância e grande naturalidade. Em summa, é a senhorita Raymunda Vianna, como já tivemos ocasião de dizer a seu respeito, um vigoroso talento artístico que se revela. Está-lhe reservado um lugar de merecida evidencia entre as suas colegas de arte.

O maestro Hernani Bastos, de quem ela é aluna, deve estar orgulhoso de tão distinta discípula. O público, que enchia todo o teatro, soube dar à jovem artista os aplausos merecidos. E até, as flores foram levar-lhe, como prêmio, o seu perfume.

A senhorita Raymunda Vianna é, sem favor, um vigoroso talento artístico que se revela, sendo, por isso, muito justo que afirmemos que o seu nome há de ser, em futuro bem próximo, o de uma das nossas verdadeiras rainhas do teclado.









Publicado em 08/12/2022

Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Os Bonitos homenageiam a Jovem Guarda no Municipal Sábado, 11 de maio
Um Brinde à Poesia na Sala Carlos Couto Sábado, 11 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966