Um documentário inédito, que contará, em quatro episódios, a história real de Andre Matos, uma estrela do rock que nunca quis ser uma estrela, é o que o Theatro Municipal João Caetano exibirá na quarta-feira, 27 de outibro, às 19h.

Com cenas nunca antes vistas – incluindo a última entrevista do artista meses antes de morrer, "Andre Matos – Maestro do Rock” traça a trajetória do maior vocalista brasileiro de heavy metal de todos os tempos, que ficou famoso mundialmente mesmo sendo avesso à fama.

Quando Andre Matos tinha apenas 13 anos, sua mãe o levou na primeira edição do Rock in Rio na noite em que se apresentaram Queen e Iron Maiden. Foi então que aquele adolescente tímido – que já tinha um talento nato pra música mas se escondia atrás dos óculos “fundo-de-garrafa”– teve uma epifania e decidiu que iria fazer aquilo da vida. Mas não imaginava o preço que teria que pagar por isso: lidar com a própria fama.

O documentário mostra como Andre Matos viveu a vida em sua plenitude, aproveitou todos os momentos e oportunidades que surgiram e, sempre que precisou, se reinventou. Vai mostrar que uma coisa que o Andre não temia era ter que recomeçar do zero – e nem mesmo o auge e o sucesso eram capazes de segurá-lo. Era isso que o diferenciava e o tornou admirado por uma legião de fãs no mundo inteiro – e foi a sua paixão pela música que fez ele pagar o preço da fama pra poder levar sua arte para o maior número de pessoas.

A Carreira

Andre Coelho Matos, formado em Regência e Composição Musical, nasceu em São Paulo no dia 14 de setembro de 1971 e fez parte de três das mais importantes bandas de rock pesado do país: Viper, Angra e Shaman. Era conhecido no mundo inteiro como um dos melhores vocalistas do estilo e levou o nome do Brasil para muitos outros mercados, principalmente Europa e Japão, abrindo as portas para várias bandas que vieram em seguida. A sua trajetória será contada agora, pela primeira vez, em um documentário dirigido por Anderson Bellini e lançado no exato dia que Andre completaria 50 anos.

Bellini fez uma entrevista de mais de cinco horas com o Andre poucos meses antes de sua morte, na qual ele narra em detalhes toda a sua vida e carreira. Mas após partida precoce e repentina em 08 de junho de 2019, surgiu então a ideia de usar esse material como base para o documentário, que contou com o apoio da própria família do maestro – que, inclusive, cedeu uma caixa com cerca de 150 fitas gravadas para fazer o filme. “Quando ficamos sabendo dessa homenagem incrível, todos nós da família resolvemos dar o apoio incondicional para que esse seja o documentário oficial sobre a obra e a vida dele. Cedemos todas as fotos e vídeos dele em casa com a gente, materiais raríssimos que ninguém nunca viu”, afirma o publicitário Eco Moliterno, primo de Andre.

Os Quatro Episódios

“Andre Matos – Maestro do Rock” vai retratar em detalhes toda a trajetória do vocalista e abordar todos os momentos de sua carreira – até os mais polêmicos, como a separação do Angra e do Shaman, – dando voz a todos os envolvidos.

O primeiro capítulo mostra o interesse de Andre pela música desde a infância e falar da formação da sua primeira banda Viper, em 1985. Na época, os integrantes eram todos adolescentes e Andre, o mais novo, tinha apenas 14 anos – mas o primeiro álbum deles (“Soldiers of Sunrise”) foi um divisor de águas na história do metal nacional, que na época estava apenas engatinhando. Só que logo após o lançamento do segundo álbum (“Theater of Fate”) – quando a banda estava no auge, fazendo sucesso internacionalmente –, o Andre saiu do Viper para se dedicar exclusivamente aos estudos de música clássica – o que mudaria mudou completamente o rumo da sua vida.

O segundo capítulo vai contar como ele conheceu na faculdade de música os amigos com os quais formaria o Angra – que foi um sucesso absoluto, tendo recebido Disco de Ouro no Japão já com seu primeiro disco (“Angels Cry”).

O terceiro capítulo vai mostrar como o Andre, já de volta ao Brasil, formou o Shaman junto com outros músicos dissidentes do Angra – um sucesso instantâneo que fazia shows e já era conhecido antes mesmo de lançar seu primeiro disco.

O quarto episódio vai mostrar outros dois importantes projetos do qual o Andre fez parte (a ópera rock Avantasia e o supergrupo Symfonia) e também o investimento que ele fez em sua carreira solo – na qual chegou a gravar três discos. Ele passou ainda a atuar ainda em outras áreas, fazendo musicais e dando aulas de música e canto, sempre acompanhado por seu público fiel até seu último dia de vida.

A Vida Pessoal

Apesar de Andre Matos ter sido sempre uma pessoa extretamente discreta – com uma postura bastante reclusa nos últimos anos –, o documentário vai abordar aspectos da sua vida pessoal que certamente vão agradar e surpreender os fãs. “Ele foi um tipo de artista que está se tornando cada vez raro: gostava de expor seu trabalho, mas não sua vida pessoal. E pelo fato dele ter sido sempre tão reservado, esse projeto, com certeza, reserva muitas surpresas para os fãs dele”, complementa Eco.


SERVIÇO

Documentário “Andre Matos – Maestro do Rock” | Episódio 1
Data: quarta-feira, 27 de outubro de 2021
Horário: 19h
Ingressos: R$ 60 - Compra no site da Sympla
Duração: 120m
Classificação indicativa: 12 anos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói-RJ
Tel: (21) 2620-1624


Tags:






Publicado em 02/10/2021

Uma jornada visual de transformação e cura na Sala Carlos Couto De 03 a 26 de abril
Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...