Theatro Municipal apresenta “A Menina que Roubava Livros” Totalmente ensaiada de forma remota durante a pandemia, esta é a primeira adaptação do grupo Instituto Teatro Novo, formado por pessoas com deficiência intelectual.

“A Menina que roubava livros” é o novo espetáculo do Grupo Teatro Novo, que estreia nas sexta-feira, 5 de novembro, às 20h, no Theatro Municipal de Niterói, em curta temporada, com apresentações também no sábado e domingo, às 18h. O espetáculo é baseado no texto original de Markus Zusak e tem como referência o filme "A menina Que roubava livros", direção de Brian Percival.

Durante a segunda guerra mundial, uma jovem garota chamada Liesel sobrevive à guerra através dos livros que ela roubava. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e a escrever e partilha os seus livros com seus amigos, incluindo um jovem judeu que vive na clandestinidade em sua casa.

Sob a direção de Rubens Emerick Gripp, no elenco, a Companhia leva ao palco 14 atores com deficiência intelectual. Todas as apresentações do espetáculo contam com interprete de libras.


FICHA TÉCNICA

Direção: Rubens Emerick Gripp
Assistente de Direção: Cristina Guimarães

Elenco: Isabel Santana de Souza. Alexandre de Oliveira Assumpção, Ana Carolina Chaves Balue, Pedro Petrúcio Milward de Azevedo Luca Rodrigues Trigo, Letícia Carreteiro Cortar, Maria Fernanda Fróes Linhares, Saulo Fonseca, Lídia Mara da Silva Abraham, Sérgio Roberto Itajahy Pinto da Costa, Samantha Martins Soares, Clara de Oliveira Goulart, Marina Borges Rossi, Guilherme Santos Vianna

Figurino: Renata Vasconcellos
Cenário: Ruíza Queiroz
Técnico de som: Rafael Schneider Técnico de luz: João Franco
Produção Executiva: Neociclo Cultural
Produção Carolina Rodriguez e Julia Gripp
Tradução de Libras: Drielle Hipólito

Sobre Rubens Emerick Gripp

Diretor-geral do Instituto Teatro Novo, tem formação e especialização na área da Psicologia Clínica e Educacional, e Mestrado em Ciência da Arte pela UFF. Dirigiu, por 14 anos, o Grupo Teatro Sol, formado por adolescentes e adultos deficientes da APAE de Niterói, levando espetáculos para Estados Unidos e Colômbia. Transformou essa experiência em curso de arte levado para 11 capitais do Brasil, com o apoio do Governo Federal: Projeto Sol e Arte - Vida - Corde (1988). Participou de projetos de pesquisa na área do desenvolvimento infantil ligados a Unicef, LBA, Febence, Iphrm, IBDD, ABC. Membro do Very Special Arts do Brasil. Rubens Emerick Gripp criou o Instituto Teatro Novo em 1999, como um projeto inovador de expressão, improvisação e realidade no âmbito do teatro, com oficinas para pessoas com deficiência intelectual que já passaram por diversos locais: Teatro Sesc Niterói, Teatro da UFF, Teatro Cacilda Becker, Faculdade Angela Vianan, Teatro Popular Oscar Niemeyer e Aeroclube Charitas.

Sobre o Instituto Teatro Novo

O Instituto Teatro Novo é uma organização não governamental sem fins lucrativos que realiza ações socioculturais voltadas para pessoas com deficiência, em especial deficiência intelectual (autismo e Síndrome de Down). Seus projetos são voltados para inclusão, cidadania, empoderamento, empreendorismo, anticapacitismo e bem-estar das pessoas com deficiência.

As oficinas teatrais do grupo acontecem no Teatro Cacilda Becker no Rio de Janeiro e no Aeroclube Charitas em Niterói. Se tornando um espaço permanente de sensibilização para a mudança de paradigmas acerca da inclusão na cultura. A metodologia do grupo vem servindo de referência a pesquisadores, professores e estudantes em ensaios com debates abertos aos interessados.

Ao longo de seus quase 20 anos de atuação, o Grupo Teatro Novo realizou mais de 50 peças. Em 2005, desenvolveu o Projeto “Realizar faz a diferença”, uma peça sobre educação no trânsito para estudantes universitários apresentada em 30 faculdades, em parceria com a Prefeitura de Niterói e a Secretaria de Trânsito de Niterói, com o apoio da CEG. Em 2004, o grupo foi convidado para se apresentar na abertura do Ano Ibero-americano de Deficiência, em Brasília, onde estavam presentes ministros de Estado e o presidente da República. Em 2006, o Teatro Novo ganhou o Prêmio Além dos Limites, da Funarte.


SERVIÇO

“A menina que roubava livros”
Datas: De 05 a 07 de novembro de 2021
Horários: Sexta às 20h, sábado e domingo às 18h
Ingressos: R$30,00 – inteira
Ingressos antecipados na bilheteria do teatro e pelo site Sympla.

Local: Theatro Municipal João Caetano
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624


Tags:






Publicado em 25/10/2021

Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...