A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, de Campos dos Goytacazes (RJ), fará uma apresentação presencial, com entrada franca, no Theatro Municipal de Niterói, na quarta-feira, 10 de novembro, às 19h. Com patrocínio da Enel Distribuição Rio, o concerto, promovido pelo Instituto Dell'Arte, tem no programa Leonard Bernstein, Beethoven, Georges Bizet e Ary Barroso.

Formada em 1995 a partir da inclusão de seu projeto na ONG Orquestrando a Vida, a Orquestra Sinfônica Maciuccia Iacovino tem direção geral do maestro Jony William Villela Vianna, coordenação artística de Hodyllon Martins e regência do maestro Brian Fleming. Seus 58 músicos, na faixa etária de 10 a 19 anos, são provenientes de áreas de risco social.

A Orquestra já se apresentou em grandes salas do Brasil e América Latina, dentre as quais: Theatro Municipal, Sala Cecília Meireles, Palácio das Laranjeiras, Teatro Vivo Rio e Golden Room do Hotel Copacabana Palace (Rio de Janeiro), Auditório de Radio Paraná (Encarnación - Paraguai), Auditório Belgrano, Auditório San Agustín/Universidad Católica Argentina e Salon Dorado Del Teatro Colón (Buenos Aires – Argentina), Centro Sinfônico Nacional e Museu Nacional de Arte (La Paz- Bolívia), Teatro Muncipal de El Alto (Bolívia).

Em 2011, sob a regência do maestro Gustavo Dudamel, abriram as comemorações dos 102 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, realizando um concerto em homenagem ao maestro José Antônio Abreu, fundador do El Sistema e da Orquestra Simón Bolívar. Neste mesmo ano, os músicos de Campos participaram de uma turnê pelos Estados Unidos, encerrada com uma apresentação no Carnegie Hall, em Nova Iorque.

Em Portugal se apresentaram em diversos locais como: Palácio de Mateus, Conservatório de Coimbra, Conservatório Nacional de Música, encerrando a turnê com um concerto no Teatro Nacional de São Carlos. Além de já ter acompanhado nomes como: Daniel Guedes, Wagner Tiso, Marcus Vianna, Jane Duboc, Margareth Menezes, Leila Pinheiro, Marcus Viana, Toquinho, Guilherme Arantes e Lício Bruno. Em 2013 se apresentaram para o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, na Praia de Copacabana, com recorde de público de mais de três milhões de pessoas.

Este ano participaram pela terceira vez consecutiva na campanha Criança Esperança, promovida pela TV Globo em parceria com a UNESCO.

O projeto social Orquestrando a Vida “El Sistema Brasileiro” foi implantado em Campos dos Goytacazes há 26 anos nos moldes do El Sistema venezuelano. Seu principal objetivo é promover o aprendizado musical e a prática artística, trazendo aos jovens envolvidos uma nova perspectiva de vida com a inclusão social, o desenvolvimento artístico-musical e a formação do caráter humano, com ações que visam ocupar o tempo, encorajando e motivando-os ao estudo. O projeto contribui para o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como erradicação da pobreza (ODS 1), educação de qualidade (ODS 4), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8).

Instituto Dell'Arte

O Instituto Dell'Arte, veio para corroborar a responsabilidade social da empresa, que sempre investiu expressivamente no terceiro setor para colaborar com o fortalecimento das políticas públicas de cultura e educação. O ponto de partida foi consolidar o legado da fundadora do grupo Myrian Dauelsberg, que além da qualidade impressa em suas atividades empresariais, teve sempre como motivações pessoais a identificação de novos talentos, a formação de plateias e o apoio a projetos socioeducativos e a realização de festivais de arte e cultura.

Jony William Villela Vianna (Diretor Geral)

Fundador e Diretor Presidente do Centro Cultura Musical de Campos-RJ, diretor geral e idealizador do Festival Internacional de Música de Inverno de Campos-RJ – FEMUSICA, atuou junto à Orquestra Sinfônica Ibero-Americana (Venezuela), vencedor do Prêmio Anchieta como Título de melhor de 2004 pelo Congresso da Sociedade de Cultura Latina – Seção Brasil. É Bacharel em Música e Licenciado em Educação Musical, pela FTB - São Paulo e pelo Conservatório Brasileiro de Música-RJ. Desde 2008 é diretor geral da Orquestra Sinfônica Maciuccia Iacovino.

Hodyllon Martins (Coordenador Artístico)

Na sua trajetória como violinista é integrante da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino e pertenceu a Orquestra Municipal de Campos dos Goytacazes onde participou de concertos em palcos de renomes no cenário nacional e internacional. Aperfeiçoou seus estudos de regência com os maestros Luís Mauricio Carneiro e Samuel Robles. É licenciado em música pela Universidade Metropolitana de Santos.

Protocolos de segurança

Os Concertos presenciais seguirão todos os protocolos de segurança para a COVID-19, indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social. O número de visitantes também será limitado, de acordo com as normas de cada espaço, com indicação de horário de entrada e tempo de permanência. Haverá aferimento de temperatura para ingresso no local.

O Circuito Orquestra de Campos é patrocinado pela Enel Distribuição Rio e Lei Estadual de Incentivo à Cultura - Secretaria de Cultura e Economia Criativa - Governo do Estado Rio de Janeiro, Patrocínio Arteris e Apoio do Instituto FAR, com o Apoio Institucional da Prefeitura de Niterói, Realização Instituto Dell'Arte.


SERVIÇO

Turnê da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino
Data: Quarta-feira, 10 de Novembro
Horário: 19h
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre

Teatro Municipal - 19h
Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro
Tel: (21) 2620-1624


Tags:






Publicado em 25/10/2021

Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...