Neste mês de novembro, a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói apresenta, no Theatro Municipal de Niterói, o espetáculo "Pedra Doce - Poética de Cora Coralina”, que fala da simplicidade na poesia e vida da poeta brasileira nascida na cidade histórica de Goiás Velho. O espetáculo, que fala da simplicidade da sua poesia e vida, entra em cartaz na sexta-feira, 12, às 19h, seguindo no sábado e domingo, 13 e 14, às 18h.

Correlacionar a fisicalidade com a leitura, frase por frase, é o foco principal do espetáculo. Para ressoar no corpo em um diálogo direto com as palavras dos poemas, nenhum movimento corporal foi utilizado sem que houvesse uma sintonia com os textos dela. Todas as células coreográficas foram criadas pelos próprios bailarinos em um atravessamento promovido pelos poemas durante os ensaios.

"O espetáculo busca correlacionar a escrita de Cora, seus ímpetos e necessidades em escrever, com a dos corpos dos bailarinos ao ler (ou ouvir) seus poemas”, explica Fran Mello, Diretor Artístico da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói. As cenas apresentadas levam em consideração sua autodenominação como doceira; sua vitalidade na escrita e o retorno à casa onde ela passou grande parte da sua infância, na cidade de Goiás, visto como um resgate e/ou um recomeço de vida em busca de completar sua felicidade. Permeado de memórias, o público será contagiado na plateia com o aroma do doce de coco feito em cena. Uma vez disse Cora: “é aqui, na minha casa, que reafirmarei minha felicidade”.

A dramaturgia do espetáculo foi conduzida pela coreógrafa Ana Vitória Freire com o intuito de replicar a vida simples de Cora, mas reconhecendo sua potência como uma mulher à frente do seu tempo.

Todo o trabalho literário da artista se refere à sua vida pessoal. Assim, este espetáculo também segue uma linguagem biográfica, retratando sua vida vendendo doces e entregando seus escritos aos clientes. Sua poesia atravessa gerações, pois permite fácil identificação do leitor com seus escritos.

O nome "Pedra Doce" traz essa poética em si, propondo a reflexão sobre as múltiplas potências da palavra "pedra". A pedra que destrói também pode ser a que constrói. O açúcar utilizado para glacear suas frutas, após dias secando ao sol, viravam pedras deliciosas.

Os figurinos fazem alusão às múltiplas vidas que 'habitavam' em Cora. Os bailarinos ficaram livres para escolherem suas vestes, levando à cena a multiplicidade de identidades que são percebidos em seus poemas. A escolha do figurino partiu da premissa de questionar: como os bailarinos se vestiriam, caso fossem convidados para um almoço de domingo na casa de Cora? Que roupa eles usariam neste encontro?

A apresentação é leve e singela, como foi a vida e os poemas de Cora Coralina, uma senhora muito além do seu tempo que inebriou a todos com sua escrita e sua maneira positiva de ver a vida.





Protocolos Sanitários

De acordo com o Decreto Municipal 14.142/ 2021, é necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto. Todos os protocolos sanitários de combate à COVID-19 são seguidos.


Ficha técnica do espetáculo

Direção artística e concepção - Fran Mello
Dramaturgia - Ana Vitória Freire
Criação Coreográfica - Todo o elenco
Ensaiadora - Fabiana Nunes
Assistente de Ensaio - Fabrícia Ribeiro
Iluminação - Paulo Cesar Medeiros
Figurino - Fran Mello
Cenografia - Jorge Roriz
Assistente de cenografia - Wescley Menezes Lima
Fotografia - Luiz Kerche e Nadia Mathias
Elenco - Bruna Lopes, Diego Cruz, Jayme Tribuzy, Jeanete Guenka, Jonathan Carvalheira, Lara Benevides, Luiz Menezes, Mariana Mesquita, Mirna Nijs e Robson Schmoeller.


Serviço

"Pedra Doce - Poética de Cora Coralina"
Companhia de Ballet da Cidade de Niterói
Datas: De 12 a 14 de novembro de 2021
Horário: Sexta, às 19h; sábado e domingo, às 18h
Classificação: livre
Duração: 40 min
PRESENCIAL: Uma lata de leite em pó em prol do projeto Niterói Solidária, realizado pela Prefeitura de Niterói. Retirar no site da Sympla

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624


Tags:






Publicado em 27/10/2021

Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...