No mês de aniversário de Niterói, o Theatro Municipal oferece uma programação cheia de atrações. Na terça-feira, 16, às 19h, a atriz Rosane Gofman sobe ao palco com o monólogo "Eu Sempre Soube...", espetáculo, que aborda preconceito contra LGBTQIA+.

Com o texto vencedor do Prêmio Funarte de Dramaturgia, em 2018, a peça conta a história da jornalista Majô Gonçalo, que está lançando um livro e fazendo palestras. Em sua primeira aparição pública, a personagem apresenta uma impressionante história que mostra a força do amor de mãe. O monólogo, que mistura drama e comédia, aborda temas como violência e preconceito, deixando uma mensagem de esperança em prol da tolerância.

A direção e o texto são de Márcio Azevedo, que entrevistou 92 mães para criar o espetáculo, buscando saber como elas lidam com o momento em que ouvem de seus filhos a frase: "sou gay". "O sentimento de liberdade foi muito forte, de perceber que, com a nossa arte, a gente consegue libertar tanta gente das suas algemas, de suas correntes. Ver que os fantasmas estão sendo exorcizados, que as pessoas estão perdendo seus medos. Não tem preço ver uma pessoa preconceituosa começar a deixar de ser depois de ver o nosso trabalho. Isso é gratificante", conta Márcio.

O amor de mãe. Mães capazes de qualquer tipo de sacrifício por amor aos seus filhos. Mães que mediante a realidade dos filhos se reinventam, se reconstroem para manter a dignidade de sua cria. Mães leoas que pulam em cima com garras afiadas daqueles que tentam por preconceito ou ignorância prejudicar seus filhos.

Como as mães recebem o fato que seus filhos estão transacionando. Como contar isso aos outros familiares? A readaptação do novo(a) filho(a) na sociedade. A luta dessas mães quando seus filhos comunicam em casa que estão com HIV. Como abraçar a causa desses filhos? Em todos os momentos e falas da peça ouvimos palavras de amor e esperança, de afeto e dor.


SERVIÇO

"Eu Sempre Soube", monólogo de Rosane Gofman
Data: Terça-feira, 16 de novembro de 2021
Horário: 19h
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 70m
PRESENCIAL:
Ingresso: 1kg de alimento não perecível, retirado a partir das 16h30 no dia do espetáculo.

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624


A volta dos eventos e o novo normal

Com a pandemia do novo coronavírus e as recomendações de distanciamento social, a cidade tem que se reinventar na realização de eventos. O mês de novembro sempre foi destaque, por conta do aniversário de Niterói. Como repetir uma festa dessa em 2021, com todas as restrições impostas pela pandemia?

A solução criativa, que se tornou parte do novo normal, é organizar a celebração de forma mista, virtual e presencial, em ambientes controlados. Com isso, evita-se aglomerações. A proposta de comemoração do aniversário da cidade em 2021 é a realização de uma série de shows, no Theatro Municipal de Niterói (TMJC) e na Sala Nelson Pereira dos Santos (SNPS). Serão lives de alta qualidade, com transmissão nas redes sociais da Prefeitura de Niterói, levando entretenimento de qualidade para todos os moradores de Niterói, além de divulgar nossa cidade como atração turística e seleiro musical, já que as lives poderão ser assistidas de qualquer lugar do planeta.

A presença de público nos locais respeitará os protocolos de segurança vigentes. A entrada será gratuita - com retirada na SNPS e TMJC -, mas será solicitado ao público que leve um quilo de alimento não perecível para a campanha Niterói Solidária.


Tags:






Publicado em 08/11/2021

Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...