Como parte das comemorações do Aniversário de Niterói, o Theatro Municipal recebe em seu palco a edição 2021 do tradicional Natal na Rua. O "Natal de Cavaquinho" traz jovens artistas do Programa Aprendiz convidando o multi-instrumentista Sérgio Chiavazzoli.

O projeto Natal na Rua é realizado há 23 anos, e tornou-se tradição na cidade. É considerado a abertura oficial do natal em Niterói. Assim como a tradicional Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas e a queima de fogos em Copacabana, o Natal na Rua é um momento aguardado, presente na memória afetiva da cidade.

Este ano, o Natal na Rua reúne o Coro e Camerata do Programa Aprendiz Musical com o multi-instrumentista Sérgio Chiavazzoli.

Após o período de isolamento social de quase dois anos da pandemia de covid-19, os jovens musicistas e cantores do Aprendiz Musical fazem sua reestreia. O Aprendiz leva aos palcos do Municipal de Niterói sua orquestra principal, a fim de apresentar à população o grupo de referência que inspira tantas crianças e jovens participantes da ação.

Para fazer a abertura da noite, o Coro Aprendiz com seus 25 integrantes, dentre alunos e professores do programa, apresenta canções como A Paz, Natal Brasileiro, e um medley natalino especial, com arranjos dos pianistas do Aprendiz, Edu Louro e Leandro Campanate, e sob regência da coordenadora pedagógica Fátima Mendonça.

Como convidado especial, o músico Sergio Chiavazzoli e sua banda apresentam sucessos do natal e dividem o palco com alunos da Orquestra Jovem de Niterói em formação composta por 22 integrantes do conjunto, com idades entre 15 e 23 anos.

Em 2001, Sérgio Chiavazzoli foi convidado pela Warner Music para fazer um projeto de Natal e criou junto com o diretor artístico Tom Capone o CD "Natal de Cavaquinho". O CD tem como base as músicas de Natal, soladas no cavaquinho em ritmo de samba e choro. É um sucesso de vendas até hoje e virou referência nas lojas, nas ruas e nos lares brasileiros nessa época do ano. Em 2014 (13 anos após o lançamento) o álbum vendeu 65.000 (sessenta e cinco mil) cópias, se mantendo no ranking dos mais vendidos da Warner.

O Programa Aprendiz Musical é uma iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói que há 20 anos, celebrados em 2021, tem como missão a formação integral e cidadã de crianças e adolescentes de Niterói - RJ através da música. Seu intuito é promover educação musical de qualidade para jovens da rede municipal de ensino da cidade, garantindo o acesso à cultura e às artes – sua formação, produção e difusão. As práticas em conjunto, como o canto coral e a formação orquestral, proporcionam aos indivíduos experiências em grupo e envolvem companheirismo, escuta, trabalho em equipe, aceitação do outro em igualdade, dentre muitos outros valores e saberes, contribuindo não apenas para o desenvolvimento musical como também social e intelectual do indivíduo.


SERVIÇO

Natal na Rua – Aprendiz convida Sérgio Chiavazzoli
Data: Quarta-feira, 17 de novembro de 2021
Horário: 19h
Classificação indicativa: Livre
PRESENCIAL: 1kg de alimento não perecível (Retirada na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, a partir das 16h30)

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624


A volta dos eventos e o novo normal

Com a pandemia do novo coronavírus e as recomendações de distanciamento social, a cidade tem que se reinventar na realização de eventos. O mês de novembro sempre foi destaque, por conta do aniversário de Niterói. Como repetir uma festa dessa em 2021, com todas as restrições impostas pela pandemia?

A solução criativa, que se tornou parte do novo normal, é organizar a celebração de forma mista, virtual e presencial, em ambientes controlados. Com isso, evita-se aglomerações. A proposta de comemoração do aniversário da cidade em 2021 é a realização de uma série de shows, no Theatro Municipal de Niterói (TMJC) e na Sala Nelson Pereira dos Santos (SNPS). Serão lives de alta qualidade, com transmissão nas redes sociais da Prefeitura de Niterói, levando entretenimento de qualidade para todos os moradores de Niterói, além de divulgar nossa cidade como atração turística e seleiro musical, já que as lives poderão ser assistidas de qualquer lugar do planeta.

A presença de público nos locais respeitará os protocolos de segurança vigentes. A entrada será gratuita - com retirada na SNPS e TMJC -, mas será solicitado ao público que leve um quilo de alimento não perecível para a campanha Niterói Solidária.


Tags:






Publicado em 08/11/2021

Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...