O aniversário da cidade merecia um espetáculo especial para as crianças de todas as idades, e nada mais emblemático do que ele acontecer no palco do Theatro Municipal. Pela primeira vez juntos no mesmo palco, a Orquestra de Cordas da Grota vai interpretar, na sexta-feira, às 19h, todo o repertório de Bia Bedran, com a própria Bia cantando suas canções mágicas e inesquecíveis.

O espetáculo será gravado, e o resultado será um presente eterno, um verdadeiro legado para todas as gerações de crianças que ainda estão por vir. E um doce e suave memória afetiva para todos aqueles que cresceram ao som de "Pedalinho"...

Bia Bedran

Entre 1973 e 1983 Bia Bedran integrou o Quintal Teatro Infantil, onde realizou trabalhos de atriz, cantora e diretora musical de todos os espetáculos infantis do grupo. Dentro outros trabalhos de destaque, Bia também participou e fundou o "Bloco da Palhoça", com quem gravou seu primeiro disco na década de 1980. Nas décadas de 1980 e 1990 realizou trabalhos para a televisão. Foi a apresentadora do programa Canta Conto, realizado pela TVE.

Ao longo de uma carreira dedicada às crianças e à arte, é autora de 14 livros infantis e gravou e produziu 10 CDs e 2 DVDs, sempre mesclando o canto e a narrativa. É uma referência em arte e educação, com públicos cativos em shows, peças de teatro infantil e palestras para adultos. Em mais de 40 anos dedicados ao público infantil, Bia construiu uma carreira de sucesso, participando ativamente da infância de várias gerações, educando, permeando sonhos e estimulando a criatividade de crianças do Brasil inteiro.

Orquestra de Cordas da Grota

Este projeto de ação social na Grota do Surucucu teve início na década de oitenta, quando Otávia Paes Selles, professora aposentada, resolveu ajudar as crianças da comunidade que apresentavam dificuldades na escola, proporcionando-lhes reforço escolar. Em 1995, Otávia pediu ao seu filho Márcio Paes Selles, músico, que desse aulas de música, e foi então que começou a ensinar flauta doce, violino, viola e violoncelo. Em 1998, após o falecimento de Otávia, Márcio e sua esposa Lenora Mendes assumiram a direção do trabalho, formando o núcleo do que mais tarde seria a Orquestra de Cordas da Grota.

Em 2008 recebeu o Título de Utilidade Pública concedido pela Prefeitura de Niterói, e logo depois o Prêmio da Cultura 2009 – Música Erudita e o reconhecimento como Ponto de Cultura pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Em 2010, tornou-se Patrimônio Imaterial da Cidade de Niterói. Em 2011, foi reconhecido como Utilidade Pública Federal. Em 2012 recebeu o Prêmio da Cultura do Estado do Rio de Janeiro como Empreendedor Social, e em 2013 teve sua metodologia reconhecida como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.


SERVIÇO

Bia Bedran convida Orquestra de Cordas da Grota
Data: Sexta-feira, 19 de novembro de 2021
Horário: 19h
Classificação indicativa: Livre
PRESENCIAL: 1kg de alimento não perecível (Retirada na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, a partir das 16h30)

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624


A volta dos eventos e o novo normal

Com a pandemia do novo coronavírus e as recomendações de distanciamento social, a cidade tem que se reinventar na realização de eventos. O mês de novembro sempre foi destaque, por conta do aniversário de Niterói. Como repetir uma festa dessa em 2021, com todas as restrições impostas pela pandemia?

A solução criativa, que se tornou parte do novo normal, é organizar a celebração de forma mista, virtual e presencial, em ambientes controlados. Com isso, evita-se aglomerações. A proposta de comemoração do aniversário da cidade em 2021 é a realização de uma série de shows, no Theatro Municipal de Niterói (TMJC) e na Sala Nelson Pereira dos Santos (SNPS). Serão lives de alta qualidade, com transmissão nas redes sociais da Prefeitura de Niterói, levando entretenimento de qualidade para todos os moradores de Niterói, além de divulgar nossa cidade como atração turística e seleiro musical, já que as lives poderão ser assistidas de qualquer lugar do planeta.

A presença de público nos locais respeitará os protocolos de segurança vigentes. A entrada será gratuita - com retirada na SNPS e TMJC -, mas será solicitado ao público que leve um quilo de alimento não perecível para a campanha Niterói Solidária.


Tags:






Publicado em 09/11/2021

Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...