Em dois dos mais bonitos palcos de Niterói, venha comemorar os 448 anos da nossa cidade com muita música, alegria e segurança.

Nos dias 20, 21 e 22 de novembro, de sábado a segunda-feira, os palcos do Theatro Municipal de Niterói (às 19h) e da Sala Nelson Pereira dos Santos (às 21h30) vão receber as melhores atrações nacionais e internacionais do blues e do jazz.

Chris Potter e Hamilton de Holanda, Roosevelt Collier, Keith Dunn & The Simi Brothers, Paulinho Guitarra, Marvio Ciribelli, Nanda Moura, Taryn, Gui Schwab, Azymuth & DJ NUTs e Soulshine Jam Band prometem muita energia, muita música boa pta gente cantar e dançar.

Com entrada franca - traga apenas 1 kg de alimento para a campanha Niterói Solidária e para o Banco de Alimentos da cidade -, a retirada de ingressos será feita nas respectivas bilheterias, duas horas antes do início dos espetáculos.

Obrigatória apresentação da carteira de vacinação. Obrigatório o uso de máscara. Todos os protocolos sanitários serão atendidos.


PROGRAMAÇÃO

20/11 – sábado

Theatro Municipal de Niterói / 19h
Roosevelt Collier / abertura: Marvio Ciribelli

Sala Nelson Pereira dos Santos / 21h30
Keith Dunn & The Simi Brothers / abertura: Nanda Moura

21/11 – domingo

Theatro Municipal de Niterói / 19h
Keith Dunn & The Simi Brothers / abertura: Paulinho Guitarra

Sala Nelson Pereira dos Santos / 21h30
Roosevelt Collier / abertura: Taryn

22/11 – segunda

Theatro Municipal de Niterói / 19h
Chris Potter e Hamilton de Holanda / abertura: Gui Schwab

Sala Nelson Pereira dos Santos / 21h30
Azymuth & DJ NUTs / abertura: Soulshine Jam Band


ARTISTAS

Roosevelt Collier (USA)

Roosevelt Collier, guitarrista de "lap steel". Norte-americano conhecido como "The Doctor", craque de pedais e colo de aço, seu som ele define como uma mistura potente de blues, soul, funk, jazz, R&B e rock. Collier se tornou um talento tanto no disco quanto no palco e nos muitos festivais que participa. Ele é um "artista em geral" e um dos músicos mais respeitados da atualidade. Dividiu o palco tocando ao lado de grandes músicos do rock, blues e pop, incluindo Buddy Guy, Allman Brothers Band, Tedeschi Trucks Band, Government Mule, Karl Denson, String Cheese Incident e muitos outros.

Keith Dunn & The Simi Brothers (USA)

Keith Dunn, Cantor, compositor e excepcional gaitista, O som de sua gaita é melódica e percussiva que está enraizada na tradição do blues, improvisada e de mente aberta. No início de carreira em Boston tocou em diversas bandas de estilos diferentes que incluíam blues, soul, jazz, swing, big band, rock & roll e rockabilly e devido a isto seu som se tornou eclético. Trabalhou com na época com músicos da pesada como: Muddy Waters, Howlin 'Wolf, James Cotton, Big Walter Horton, Otis Rush, Big Joe Turner, Etta James, entre outros. Produzio vários álbuns aclamados, incluindo "Hot Tin Roof" de Los Reyes Del Ko e "The Walter Davis Project", que foi eleito o "Álbum Tradicional do Ano" pela Living Blues Magazine. O prestígio conquistado por ele dentro da cena de Blues aliado ao seu estilo único de soprar a gaita o faz figurar no mainstream do Blues e do Rock. Nesta sua primeira visita ao Brasil e será acompanhado pelos irmãos guitarristas, Nicolas e Danilo Simi (The Simi Brothers), banda a qual Dunn não dispensou elogios.

Márvio Ciribelli

Marvio Ciribelli toca choro, samba, bossa nova e baião, com a liberdade do jazzista, tem 18 discos gravados, uma sólida carreira e um jeito próprio e inconfundível de lidar com música. Seu trabalho tem influência direta da fase de ebulição da Bossa Nova e do Samba-Jazz, em que seus mestres, Luiz Eça (Tamba Trio) e Antônio Adolfo (Trio 3D), muito se destacaram. Outra grande influência de Ciribelli é o compositor e Pianista Ernesto Nazareth, do qual toca uma boa parte de sua obra. O húngaro, Ian Guest também foi professor de Marvio Ciribelli e dele ficou seu parceiro no Choro "Era só o que faltava". No Brasil neste mesmo ano, Ciribelli participou de dois festivais, o Santa Jazz (ES) e o Ipatinga Live Jazz (MG). O Ipatinga Live Jazz durou 20 anos e teve como tema de abertura, a composição "Nazareth na Confraria", do próprio Ciribelli.

Nanda Moura

Nanda Moura levará à Sala Nelson Pereira dos Santos o show "Quarentena", baseado no álbum de mesmo nome, que foi totalmente produzido durante a pandemia. Uma visão sensível, uma interessante reflexão sobre o que foi esse período de confinamento, utilizando canções do Blues Tradicional. E, uma vez que hoje finalmente vemos o fim deste difícil período, o show traz uma mensagem de esperança e de celebração. O repertório é cuidadosamente organizado para fazer esse passeio de transição entre o peso dos tempos de luto e o momento em que nos reerguemos para uma nova vida. Acompanhada dos músicos Rodrigo Eberienos na Gaita, Otavio Rocha na guitarra slide, Gil Eduardo na bateria, e Beto Brown no contrabaixo.

Chris Potter e Hamilton de Holanda

O saxofonista americano Chris Potter é um veterano dentro do jazz, com três décadas de história tocando ao lado de nomes do quilate de Dave Douglas, Herbie Hancock, Jim Hall, John Scofield, Pat Metheny e Ray Brown. Potter vem a Niterói se juntar ao nosso aclamado Hamilton de Holanda que começou a tocar seu bandolim aos 5 anos de idade e ganhou destaque na cena musical brasileira em 1995, quando foi considerado o melhor intérprete no II Festival do Choro do Rio de Janeiro. Sua a habilidade com o instrumento é incontestável: o exímio e premiado bandolinista possui uma consistente carreira internacional e conquista público por onde passa. Em 2016, ganhou o Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum Instrumental". É hoje o músico brasileiro mais requisitado para participar de festivais de Jazz pela Europa e Ásia.

Azymuth feat DJ Nuts

Uma das mais influentes bandas do Brasil, Azymuth tem em sua discografia mais de 30 álbuns, já se apresentaram em todos os continentes do mundo. Combinando soul, funk e jazz com o Samba, o Azymuth é responsável por criar um som e estilo próprio que deram o nome de "Samba Doido (CrazySamba)". Em 1979 lançaram um dos mais vendidos LPs da música instrumental, o disco apresentava o hit internacional "Jazz Carnival". A gravadora lançou um single da faixa que vendeu mais de 500.000 cópias internacionalmente e permaneceu no top 20 britânico durante oito semanas. Entre os principais sucessos do Azymuth, estão "Linha do Horizonte", "Melô da Cuíca" e "Voo sobre o Horizonte". Se junta ao Azymuth numa parceria inédita o DJ Nuts que é um dos grandes mestres e referência quando o assunto é DJ no Brasil e no mundo. Considerado um dos maiores conhecedores, pesquisadores e colecionadores da música brasileira, sua caminhada já é longa e trilhou por boa parte da história do rap nacional.

Paulinho Guitarra

A melhor definição para Paulinho Guitarra é a total e absoluta falta de rotulação, classificação. Ou seja, a melhor definição é a não definição, a começar por sua guitarra múltipla, livre, atenta a inspiração e a genialidade de um dos grandes músicos do planeta. Não é fácil laçar um balanço da soul music, esparramar generosamente sobre uma textura jazzística, colocar fortes pitadas de blues, música brasileira, rock, e, depois de tudo, criar uma nova música. Paulinho Guitarra inventou uma nova música chamada MPG, Música do Paulinho Guitarra. Entre os grandes artistas e produtores é comum ouvirmos que "o Paulinho Guitarra reúne o que um músico de estúdio tem de melhor: talento, rapidez, disciplina e, lógico um humor e um astral contagiantes". Improvisador fluente que conhece o instrumento, Paulinho absorveu as linguagens do jazz, do blues e do pop contemporâneo.

Taryn

Cantora e atriz, Taryn traz em seus espetáculos uma performance vocal vigorosa influenciada pelas grandes cantoras do jazz&blues, aliada a estética das atrizes do cinema clássico de Hollywood das décadas de 40 e 50. Alcançou destaque como a maior intérprete feminina de jazz&blues no Brasil, escalada nos grandes festivais do gênero anualmente, sempre acompanhada por renomados instrumentistas. É citada por Jô Soares como a melhor interpretação de Billie Holiday que ele já viu. Taryn gravou quatro CD’s, destacando-se "Nouveau Vintage Café", que tem entre seus convidados jazzistas americanos e sambistas brasileiros, flertando com tendências contemporâneas como o trip hop, e electro swing além de celebrar canções do blues de raiz. Em 2019/2020 lançou o espetáculo musical teatralizado "Marilyn - Luz & Sombras", contando e cantando a história do ícone Marilyn Monroe de forma pioneira no Brasil.

Gui Schwab

Gui Schwab é cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor musical. Participou da primeira edição do programa Superstar, da TV Globo como integrante da banda Suricato. Em 2015, com a banda, ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro com "Sol-te", tocou no Rock in Rio recebendo como convidado o cantor americano Raul Midón, e explodiu a canção autoral "Trem" nas rádios do Brasil. Participou como arranjador no disco da banda Melim "Eu Feat. Você" indicado ao Grammy Latino 2020 na categoria "Melhor Álbum Pop Contemporâneo". Dono de um estilo inconfundível, ele se apresenta com instrumentos de várias partes do mundo como weissenborn (violão havaiano), hang drum (instrumento de percussão suíço), ukulele, viola caipira, stomp box (percussão de pé), didgeridoo (instrumento de sopro aborígene australiano), além de guitarra, gaita e violão.

Soulshine Jam Band

Soulshine Jam Band foi fundada em 2009 por André Sant’Anna, John Gregory Wilson e Ricardo Romão com o objetivo de criar uma autêntica "Jam Session Band", acústica, algo novo, que chegasse de forma requintada ao público. A banda tem em seus fundamentos tocar livremente, se expressar de forma diferente a cada show, em solos, improvisos, composições próprias e arranjos homenageando grandes bandas. Soulshine Jam Band cria versões diferentes, em outro tom e andamento, tudo com muito respeito, bom gosto, criatividade, personalidade e originalidade. O fato é que o som original da Soulshine Jam Band emociona o público com sua maneira brasileira de sentir o blues americano. O nome da banda é inspirado na música de Warren Haynes "SOULSHINE", um estado de espírito, uma força interior verdadeira capaz de ser "...mais forte que o brilho do sol, a luz da lua e a chuva!".


SERVIÇO

O Niterói Blues Jazz Festival
Data: De 20 a 22 de novembro de 2021
Horários: 19h no Theatro Municipal, 21h30h na Sala Nelson Pereira dos Santos
Classificação indicativa: Livre
PRESENCIAL: 1kg de alimento não perecível (Retirada na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, a partir das 16h30)

Endereços

SNPS: Avenida Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos, Niterói
TMJC: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói


A volta dos eventos e o novo normal

Com a pandemia do novo coronavírus e as recomendações de distanciamento social, a cidade tem que se reinventar na realização de eventos. O mês de novembro sempre foi destaque, por conta do aniversário de Niterói. Como repetir uma festa dessa em 2021, com todas as restrições impostas pela pandemia?

A solução criativa, que se tornou parte do novo normal, é organizar a celebração de forma mista, virtual e presencial, em ambientes controlados. Com isso, evita-se aglomerações. A proposta de comemoração do aniversário da cidade em 2021 é a realização de uma série de shows, no Theatro Municipal de Niterói (TMJC) e na Sala Nelson Pereira dos Santos (SNPS). Serão lives de alta qualidade, com transmissão nas redes sociais da Prefeitura de Niterói, levando entretenimento de qualidade para todos os moradores de Niterói, além de divulgar nossa cidade como atração turística e seleiro musical, já que as lives poderão ser assistidas de qualquer lugar do planeta.

A presença de público nos locais respeitará os protocolos de segurança vigentes. A entrada será gratuita - com retirada na SNPS e TMJC -, mas será solicitado ao público que leve um quilo de alimento não perecível para a campanha Niterói Solidária.








Publicado em 11/11/2021

Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...