Para encerrar com chave de ouro a programação presencial de 2021, o Theatro Municipal João Caetano abre suas cortinas na segunda-feira, 20 de dezembro, às 19h, para um dos maiores maestros do Brasil, João Carlos Martins, que recebe como convidados a Orquestra da Grota e Orquestra Jovem de Niterói. O jovem pianista Isaque Alves fará uma participação especial no espetáculo.

Maestro João Carlos Martins

Tema, em 1982, de uma reportagem de segunda página inteira do The New York Times, tendo diversas vezes recebido artigos de fins de semana deste mesmo jornal, João Carlos Martins também foi capa do Washington Post, levando a música clássica brasileira para as primeiras páginas dos jornais nos EUA, enchendo de orgulho o nosso País.

Teve sua vida registrada em dois documentários europeus vencedores de festivais internacionais e ainda hoje continua levando a sua arte à todos aqueles que tenham oportunidade de ouvi-lo, assumindo a sua responsabilidade social no Brasil. Após uma carreira meteórica como pianista com mais de mil apresentações no exterior, deixou como legado a gravação completa da obra de J.S.Bach para teclado.

Considerado um de seus maiores interpretes do século XX - apesar das inúmeras adversidades, acabou por abandonar o piano definitivamente no ano de 2003. Em 2004 iniciou uma nova carreira aos 63 anos como maestro, transformando-se no músico clássico brasileiro mais requisitado pelo Brasil afora. À frente da Filarmônica Bachiana SESI SP, o maestro tem trabalhado em prol da democratização da cultura no país, levando música erudita para as mais diversas plateias em todo o país.

Orquestra de Cordas da Grota




A história da Orquestra da Grota começou no quintal da casa de Dona Otávia Selles, ainda no início dos anos oitenta. Foi Dona Otávia, a grande incentivadora do seu filho Márcio Selles a exercer um trabalho de educação musical na comunidade com jovens em situação de risco social, ao lado de sua mulher, a também musicista Lenora Mendes. O trabalho da dupla teve início com as aulas de flauta doce, quando um, dos quatro alunos, ao levar seu violino para o quintal da Dona Otávia, acabou por despertar a atenção de muitos outros jovens da comunidade. Ali nascia a nata da Orquestra de Cordas da Grota. De lá pra cá, o Projeto já atendeu cerca de 750 crianças e jovens e, hoje, são mais de 250 na Grota, e em algumas outras comunidades vizinhas, tendo aulas de violino, viola, violoncelo, flauta doce, violão, cavaquinho, flauta transversa, percussão e canto coral.

Orquestra Jovem de Niterói




A Orquestra Jovem de Niterói faz parte do Programa Aprendiz Musical, uma iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói que há 20 anos, celebrados em 2021, tem como missão a formação integral e cidadã de crianças e adolescentes de Niterói - RJ através da música. Seu intuito é promover educação musical de qualidade para jovens da rede municipal de ensino da cidade, garantindo o acesso à cultura e às artes – sua formação, produção e difusão. As práticas em conjunto, como o canto coral e a formação orquestral, proporcionam aos indivíduos experiências em grupo e envolvem companheirismo, escuta, trabalho em equipe, aceitação do outro em igualdade, dentre muitos outros valores e saberes, contribuindo não apenas para o desenvolvimento musical como também social e intelectual do indivíduo.


Serviço

João Carlos Martins recebe as Orquestras da Grota e Jovem de Niterói no Municipal
Data: Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2021
Horário: 19h
Duração: 50m
Classificação indicativa: 10 anos

Ingressos: 1kg de alimento não perecível em prol do projeto Niterói Solidária, promovido pela Prefeitura de Niterói. Retirada de até 2 ingressos por pessoa na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, a partir das 16h30. Validação da gratuidade mediante entrega da doação no dia do espetáculo.

Theatro Municipal
Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro
Tel: (21) 2620-1624








Publicado em 13/12/2021

Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...