A apresentação do Barítono Miguelangelo Cavalcanti, que seria, no Theatro Municipal de Niterói, na quarta-feira, dia 20 de julho, dentro do projeto “Quarta Clássica”, foi cancelada por motivo de doença.

Quem adquiriu o ingresso pela Sympla receberá um e-mail do site para seguir com o estorno dos ingressos. Caso tenha comprado na bilheteria, retornar ao Theatro para solicitar o reembolso.




O Theatro Municipal de Niterói recebe no dia 20 de julho, quarta-feira, às 19h, no projeto Quarta Clássica, o barítono Miguelangelo Cavalcanti, que chega ao Brasil, diretamente da República Tcheca, para comemorar os 34 anos de sua carreira musical internacional.

Selecionando cuidadosamente um repertório emocionante com obras clássicas e majestosas, o intérprete homenageará compositores marcantes em sua vida. O cantor, solista residente do Teatro Nacional de Praga há mais de 20 anos, será acompanhado pela pianista Talitha Peres, trazendo ao público niteroiense uma noite clássica, inesquecível e emocionante.

O repertório começa com uma forte lembrança afetiva ligada ao compositor Georg Friedrich Händel, com canções que o Miguelangelo interpretou quando fez sua estreia na Europa, ao lado da grande, e recentemente falecida, Tereza Berganza. Além de Händel, o cantor também interpretará obras do grande compositor Tcheco Antonín Dvořák (com uma das suas célebres obras, o ciclo das canções ciganas) – uma homenagem ao país onde o cantor é solista.

Sobre Miguelangelo

O barítono nasceu em Recife (PE - Brasil). Iniciou os estudos de Canto com Eduardo Vieira, continuando no Conservatório Pernambucano de Música, com Albete Correia e, posteriormente, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com Carmela Mattoso.

Durante o início de sua carreira, recebeu diversos prêmios. Em 1988, começou a carreira internacional. Iniciou seus estudos em Portugal, com Elsa Saque; depois foi para a Alemanha, nas 'Musikhochschule de Karlsruhe' e 'Bach Academy', de Stuttgard; Londres, na 'Royal Academy of Music' e Paris, estudou com G. Hornik e C. Medina.

Na Europa, foi vencedor do concurso 'Viotti Valsesia' (Italia) e finalista nos concursos 'Alfredo Krauss' (Espanha) e 'Feruccio Tagliavini' (Deutschlandsberg/Graz -Austria). Depois do concurso de mesmo nome, foi convidado a estudar com Alfredo Krauss. Contratado pelo Teatro São Carlos, em Lisboa, debutou, em 1991, com a ópera 'Rinaldo' (Handel), cantando com Tereza Berganza. Ainda neste Teatro, cantou 'O Barbeiro de Sevilha' e 'Guilherme Tell' (Rossini), 'Carmen' (Bizet), 'La Boheme' e 'Turandot' (Puccini), dentre muitas outras.

Contratado pela 'Opera de Graz' (Áustria), de 1995 a 2001, desempenhou papéis de destaque como solista, em inúmeras óperas, como 'A Flauta Magica', 'Cosi fan Tutti', 'Don Giovanni', 'Bodas de Fígaro', 'Tanhauser', 'Ouro do Reno', entre muitas outras. Na Áustria, não se esgotou na cena lírica, como ilustra sua "Gershwin's Night" e Recitais Camerísticos variados. De 2004 a 2011, foi solista do Teatro Estadual de Praga.

Fez uma extensa tournée como solista, em países asiáticos. Desde janeiro de 2012 aos dias de hoje, Miguelangelo é 'Cantor Solista Residente' do Teatro Nacional de Praga - para o qual oferece um repertorio de 51 óperas - e 'Cantor Solista Membro do Prague Ensemble Orchestra'.

Talitha Peres

Pianista mineira, de Montes Claros, mestre em musicologia pelo CBM do Rio de Janeiro- RJ, fez sua formação técnica e musical com a Profª Marina Lorenzo Fernandez Silva, em Montes Claros, MG. Gravou um CD totalmente dedicado à obra pianística de Chiquinha Gonzaga (Clássicos e Inéditos de Chiquinha Gonzaga), resultado da sua tese de mestrado. Tem 8 CDs gravados. Como solista se apresentou em Koln, Overath e Bonn (Alemanha), Londres (Inglaterra), Lisboa e Santarém (Portugal), Caracas e Mérida (Venezuela). Em duo com o soprano Magda Belloti, realizou apresentações em Londres (Inglaterra), Lisboa, Aveiro e Arouca (Portugal). Em janeiro de 2017, gravou em Buenos Aires com o tenor argentino Mariano Malti um clip com o tango Historia De Un Amor (Carlos Almaran). Laureada em vários concursos de piano, apresentou-se como concertista e solista de orquestras nas melhores salas de concerto do país. Acaba de receber em São Paulo a comenda “Mérito Cultural Carlos Gomes”, concedida pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino. Preparadora e acompanhadora das montagens operísticas produzidas pelo CBM, também participa do seu quadro de professores de piano e música de câmara.

Protocolos sanitários:

É necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto. É facultativo o uso de máscaras pelo público durante a permanência nas dependências do teatro.


Serviço

Miguelangelo Cavalcanti – Quarta Clássica
Data: 20 de julhode 2022
Horário: 19h
Duração: 60 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 60,00

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Telefone: 3628-6908

Bilheteria

Sympla - vendas online.
Ingressos também à venda na bilheteria do teatro - aceita dinheiro, cartões de crédito/débito e Vale Cultura
Horário de Funcionamento:
Dias com espetáculo - Quarta a domingo, das 14h até o início do mesmo.
Dias sem espetáculo - Quarta a sexta, das 14h às 18h.








Publicado em 14/07/2022

Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...